“SP terá mais faixas exclusivas de ônibus depois que bater meta” – Folha de S.Paulo

A Prefeitura de São Paulo deve atingir a meta de implantar 300 km de faixas exclusivas de ônibus na próxima semana, mas a gestão Fernando Haddad (PT) pretende continuar ampliando a medida.
 
"Não tem uma meta e pronto, acabou. O objetivo é melhorar a velocidade do ônibus. A faixa exclusiva se mostrou um instrumento bom, rápido e barato. E fácil de fazer, só precisa ter coragem", disse nesta terça-feira (10) o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto.
 
Já foram implantadas 282 km de faixas. A meta inicial da gestão era de 150 km em quatro anos, mas o valor foi aumento duas vezes e o, tempo reduzido.
 
O secretário não informou a extensão das novas pistas, mas disse que uma das vias que devem receber faixa, no primeiro semestre do ano que vem, é a avenida Dona Belmira Marin, na zona sul.
 
Tatto disse também que mudanças nas regras das faixas podem ocorrer. Na zona leste, foi autorizado o estacionamento de carros, fora do horário de pico, nas faixas das avenidas Mateo Bei, Conselheiro Carrão, Vila Ema e João 23 e na rua do Orfanato.
 
Foi o primeiro recuo da gestão em relação às faixas. "Toda implantação de faixa exclusiva tem ajustes para mais ou para menos do ponto de vista da restrição. Essa gestão é democrática, dialoga com todos os setores. Em função desse diálogo, e um pedidos dos comerciantes, recuamos em relação ao entrepico", disse Tatto.
 
A decisão ocorreu após pressão de comerciantes da região, que reclamam de queda no movimento com as pistas exclusivas.
 
O secretário falou ainda que serão implantados novos equipamentos na frota de ônibus municipais, entre eles câmeras com o objetivo de multar veículos que invadirem as faixas ou corredores exclusivos.
 
"Todos os testes pilotos nós fizemos, assim como os radares dentro dos ônibus. Nós fizemos, e funciona, então agora nós vamos instalar", disse. Tatto não informou prazo para a instalação.
 
As declarações foram feitas na inauguração das novas paradas de ônibus do corredor Santo Amaro. A obra, de R$ 3,3 milhões, consistiu na reforma e mudança dos abrigos, que passaram do lado direito para o esquerdo de vias como a Santo Amaro e Juscelino Kubitscheck. O objetivo foi melhorar a fluidez dos coletivos. (ANDRÉ MONTEIRO)
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