Pesquisa revela percepção da população de São Paulo sobre a qualidade de vida na cidade

Levantamento da Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ipec, mostra a percepção dos paulistanos e paulistanas sobre a cidade. Qualidade de vida, avaliação da administração pública, investimentos da prefeitura e transparência do poder público são temas abordados

A Rede Nossa São Paulo lançou nesta terça-feira (23/1) a pesquisa Viver em São Paulo: Qualidade de Vida 2024, durante evento no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Realizado em parceria com o Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, o trabalho apresenta a percepção dos moradores da cidade sobre temas como bem-estar, confiança nas instituições, avaliação da administração municipal (incluindo o poder legislativo) e investimentos públicos em áreas como saúde, educação, transportes, moradia, espaços públicos e cultura, entre outras.

Veja uma síntese dos resultados:

– 60% dos moradores de São Paulo dizem que sairiam da cidade, se pudessem.

– 30% da população avalia que a qualidade de vida na cidade melhorou nos últimos 12 meses (há uma ligeira tendência de crescimento em relação às pesquisas dos anos anteriores). Outros 47% dizem que a qualidade de vida permaneceu estável e 22%, que piorou.

– 65% dos moradores de São Paulo não lembram em quem votaram para vereador em 2020.

– 65% dos paulistanos e paulistanas não têm vontade alguma de participar da vida política da cidade.

– 68% acham que a geração de empregos deve ser a prioridade de um político; redução das desigualdades sociais e combater o preconceito (racismo, homofobia, diferença de classe social, etc.) aparecem em seguida, nesta ordem.

– 17% dos paulistanos e paulistanas avaliam a administração municipal como boa ou ótima; 38% consideram que é ruim ou péssima e 42%, regular.

– 74% acham que a prefeitura tem feito pouco ou nenhum investimento no bairro onde moram, apesar da melhora na percepção de investimento em algumas áreas.

– 87% acham que a administração municipal é pouco ou nada transparente em relação à divulgação de informações sobre a gestão, metas e prestação de contas.

– Apenas 9% dos moradores avaliam a Câmara dos Vereadores como ótima ou boa.

Acesse a síntese da pesquisa e a versão completa.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Viver em São Paulo: Qualidade de Vida é realizada anualmente, em parceria com o Ipec e apoio do Sesc. Ao todo, foram entrevistadas 800 pessoas com 16 anos ou mais, em dezembro de 2023, de forma presencial e online. Com intervalo de confiança de 95%, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Foto: Edson Nagase (Pexels)

Foto: Fernando Martins de Freitas

Compartilhe este artigo