32xSP realiza oficinas de comunicação em seis cidades brasileiras

Após três anos de atuação ininterrupta na cidade de São Paulo, o 32xSP se propõe, agora, a uma nova empreitada para além das fronteiras da capital paulista. Entre os dias 28 de março e 26 de abril, o portal percorre seis cidades brasileiras para realizar as Oficinas de Multiplicação: Recife, João Pessoa, Brasília, Rio de Janeiro, Ilhéus e São Luís.

O 32xSP é uma iniciativa coordenada conjuntamente pela Rede Nossa São Paulo e pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, com apoio da Fundação Ford. As pautas que subsidiam a atuação diária do 32xSP, a partir de um jornalismo regional e independente, têm como principal fonte a produção de conteúdo da própria Rede Nossa São Paulo e seus parceiros.

Ministrados pelo jornalista Vagner de Alencar, editor do 32xSP e cofundador da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, e pela jornalista Luanda Nera, coordenadora de comunicação da Rede Nossa São Paulo, os encontros procuram oferecer ferramentas para quem atuar ou compreender a cobertura jornalística das periferias urbanas de cidades no Brasil e são voltados para comunicadores e a lideranças da sociedade civil em geral.

As oficinas se baseiam na experiência da cobertura da equipe do site das 32 subprefeituras da cidade de São Paulo, com a utilização de dados e o intuito de aproximar a população de suas administrações locais. Além de apresentar, também, a história do projeto, desde sua concepção e sustentabilidade financeira, até a dinâmica com os variados públicos, como poder público, sociedade civil e outros veículos de comunicação.

“Nossa intenção é fortalecer o jornalismo, e especialmente jornalistas das periferias, com foco na inclusão de mais vozes para o fluxo de notícias mainstream, democratizando os espaços de comunicação e fazendo com que desta iniciativa surjam notícias na grande mídia inspiradas nas matérias do 32xSP”, afirma o editor do portal Vagner de Alencar.

Compartilhe este artigo