Faixas elevam velocidade de ônibus, mas prejudicam carros em SP

Dados da prefeitura apontam que as faixas exclusivas de ônibus implantadas pela gestão Fernando Haddad (PT) melhoraram o desempenho dos ônibus nas vias que receberam a medida, mas tiveram impacto menor no sistema de transporte como um todo.

Por outro lado, houve uma piora na velocidade do trânsito geral e um aumento nos índices de congestionamento.

Apesar disso, não houve uma grande mudança nos hábitos do paulistano.

O número de passageiros nos ônibus não cresceu significativamente com as novas faixas. Do começo de 2013 até o mesmo período deste ano, ficou praticamente estável –o aumento foi de 0,3%. Ao mesmo tempo, a frota de carros da cidade cresceu 3%.

Para especialistas, são necessárias mudanças estruturais, como na organização das linhas e na requalificação dos corredores existentes –que ficam à direita das vias–, além de tirar do papel os projetos de novos corredores, para que haja impacto maior.

A gestão diz que as faixas foram apenas o primeiro passo, mas que já foram responsáveis por reduzir o tempo gasto no transporte. Levantamento feito no ano passado, e citado sempre por Haddad, apontou uma economia de 38 minutos por dia, em média, nos tempos de viagem. 

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo

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