“Reorientar o transporte” – Folha de S.Paulo

Em dez anos, 1,5 milhão de novos carros conheceram as ruas de São Paulo. A frota da cidade passou de 3,4 milhões para 4,9 milhões.
 
Tomada por seu valor de face, a notícia revela o aumento da renda individual e o sucesso dos programas de redução de impostos para a indústria automobilística.
 
Ao somar estímulos tributários –o que inclui o preço da gasolina mantido artificialmente baixo– às vantagens de possuir um automóvel, parte significativa dos paulistanos achou por bem adquirir veículo próprio. E o fez ciente de que, em boa parte do tempo, o carro estaria preso nos congestionamentos.
 
Não se trata de constatação de somenos. É razoável supor que poucos optariam pelos engarrafamentos se houvesse opção menos incômoda. Diante da péssima qualidade do sistema público de transporte coletivo, porém, cada vez mais gente prefere o individual.
 
As razões são conhecidas. Ônibus passam pelos pontos com frequência baixa e imprevisível. Nos trajetos de maior fluxo, a duração das viagens é incerta –ou não há corredores exclusivos, ou eles não têm área de ultrapassagem.
 
São problemas que não afetam trens e metrô, mas a malha serve uma área pequena da cidade. Além disso, os vagões, a exemplo do que ocorre com os ônibus, são lotados.
 
Melhorar o transporte público exige investimentos de monta. Verbas para isso até existem, mas sucessivos governos, nos três níveis, precisariam redefinir prioridades.
 
O incentivo aos automóveis custou, em isenções fiscais, ao menos R$ 32,5 bilhões desde 2003. Dinheiro pago pela sociedade, que abriu mão desses recursos em benefício de um setor relevante da economia –a recuperação da indústria automotiva foi fundamental para o crescimento de 7,5% do PIB em 2010.
 
Trata-se, sem dúvida, de escolha possível. Mas, se a opção fosse outra, poderiam ter sido construídos 150 km de metrô ou 1.500 km de corredores de ônibus com a mesma cifra. Isso permitiria triplicar a atual malha metroviária de São Paulo, ou mais que decuplicar o total de corredores existentes.
 
Investimentos no transporte público levam tempo, mas seus efeitos são duradouros. Incentivos à indústria automotiva geram resultados quase imediatos, mas podem ser passageiros. Os estímulos ao setor, aliás, já têm se mostrado incapazes de ressuscitar novamente o crescimento econômico. Está dada a ocasião para rever a prioridade ao transporte individual.
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