Site coleta opiniões sobre onde devem ser implantadas as primeiras 120 Praças Digitais de SP

O site Prestando Contas, com seu projeto "100 metas para São Paulo" – que monitora o andamento do Programa de Metas da cidade de são Paulo -, está coletando opiniões dos internautas sobre os 120 pontos de acesso digital que, segundo a administração Haddad, serão implantados na cidade até outubro. Apesar de a Prefeitura já ter indicado quais devem ser os pontos, o endereço ainda pode ser alterado, desde que cada distrito tenha pelo menos um ponto de acesso à rede sem fio.
 
Para participar, é preciso criar uma conta no MootiroMaps, acessar uma das praças listadas em um mapa e colocar um comentário com a avaliação. As sugestões serão aceitas até esta sexta-feira, dia 17, quando serão encaminhadas à Prefeitura.
 
O Projeto
 
O projeto prevê a instalação de 120 pontos de acesso à internet sem fio para uso gratuito dos moradores da cidade em praças públicas distribuídas pelos 96 distritos da capital. O custo inicial do serviço foi calculado em R$ 45 milhões para três anos.
 
O anúncio do projeto Praças Digitais foi feito durante audiência pública realizada na sede da Prefeitura (Viaduto do Chá, 15), no centro, na manhã do dia 10 de maio. As praças foram divididas em cinco lotes. Para evitar um monopólio da empresa prestadora de serviços e poder avaliar a qualidade entre os concorrentes, cada empresa somente poderá cuidar de um lote. A empresa que ganhar o lote será responsável por instalar os equipamentos e oferecer acesso à internet banda larga de 512 kbps por usuário.
 
Escolha dos 120 pontos
 
Segundo o site, várias praças não foram bem escolhidas pela Prefeitura. Na audiência pública, inclusive, a escolha foi alvo de críticas. Alguns problemas identificados: praças muito próximas, que não são muito frequentadas e muito próximas da divisa do distrito, que – por conta disso – dificilmente atendem toda a população da referida região.
 
Sobre o site
 
No site Prestando Contas, projeto "100 metas para São Paulo", cada meta tem uma página e um mapa (onde possível). As metas estão organizadas segundo os eixos temáticos, as articulações territoriais e as políticas públicas e se foram concluídas ou não. Sobre cada meta, serão postadas notícias e análises.
 
Cada cidadão pode adotar uma meta, escrevendo notícias ou fazendo análises sobre seu andamento, ou ajudar mapeando as metas, com o objetivo de mostrar onde ocorrerão as ações e obras relacionadas às 100 metas. 
Compartilhe este artigo