Campanha promove o voto consciente e a restituição do poder à população

Rede Nossa São Paulo e Programa Cidades Sustentáveis apoiam a campanha nacional pela renovação do Congresso. Entenda, informe-se e compartilhe!

Lançada na terça-feira (6/3), em São Paulo, a campanha pela requalificação do Congresso Nacional promete incentivar a reflexão acerca do voto. A campanha tem como mote “um novo Congresso é possível e necessário”e afirma a necessidade de renovação do legislativo (deputados e senadores). 

Em verde e amarelo, a campanha destaca que ainda existe esperança no modelo democrático que vivemos. E reforça a importância do poder legislativo no sistema republicano e o valor do voto consciente.

Informado, o cidadão tem o poder de transformar, cada um à sua maneira: informando-se, compartilhando informações, promovendo debates, mobilizando pessoas e fazendo com que esta campanha chegue ao maior número de cidadãos possível.

Para Chico Whitaker, um dos objetivos da campanha não é fortalecer os poderes e, sim, restituir ao povo a responsabilidade e o poder de mudar. “Tem uma máquina eleitoral funcionando, é difícil competir, mas temos que trabalhar para que as pessoas entendam que o poder é do povo”, afirma o arquiteto, político e ativista social.

Ana Moser, presidente do Instituto Educação & Esporte e diretora da Atletas pelo Brasil, afirma que não se pode ficar apenas na superficialidade e que o debate deve ser qualificado. “As eleições são marcos importantíssimos e por isso, em 2018, não podemos permitir que se perpetue uma condição de país que é injusta com o nosso potencial. Todos acreditamos muito nos Brasil e nos brasileiros e temos que tomar a responsabilidade para cada um”, completa.

Jorge Abrahão, coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, complementa que nós, pessoas, sociedade civil, somos agentes de transformação e que existem inúmeras formas de promover. Existem diferentes níveis de participação, cada um pode buscar caminhos dentro das suas possibilidades: “A campanha só irá funcionar se todos a tomarem para si e se todas as pessoas realmente entenderem que o voto tem valor. ”

Para Oded Grajew, conselheiro da Oxfam Brasil, da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, a renovação do legislativo só vai acontecer se a campanha for abraçada pela sociedade civil, pelas instituições, pelas empresas e por todos que tem podem mudar a realidade nas urnas.

Um resgate do sentido de democracia, é assim que Américo Sampaio, da Rede Nossa São Paulo, define uma das funções da campanha. Para ele, a consciência do voto está diretamente ligada ao sentido pedagógico e exercício da cidadania.

Além do site, a campanha conta com canais nas mídias digitais e materiais de divulgação e multiplicação, como adesivos, bottoms, flyers e camisetas que trazem lemas como "Não vai ser na porrada, vai ser pelo voto" e "se você tem vergonha do Congresso Nacional, seja parte da mudança. ”

Na execução do projeto estão a Rede Nossa São Paulo, o Programa Cidades Sustentáveis, o Instituto Ethos, o Instituto Educação & Esporte e outras organizações da sociedade civil. A agência nova/sb é responsável pela produção e planejamento gráfico da campanha.

Site: http://umnovocongresso.org.br

Clique aqui e faça download do Manifesto!

Leia mais:

Ana Moser, Caio Magri e Oded  Grajew: Um novo Congresso (FOLHA DE S. PAULO)

Movimento lança campanha para renovar o Congresso e 'devolver o poder à sociedade'(REDE BRASIL ATUAL)

Campanha incentiva a renovação do Congresso pelo voto popular (OBSERVATÓRIO DO TERCEIRO SETOR)

Campanha Um Novo Congresso. É possível. É necessário. E vai ser pelo voto! (JORNAL DE HUMAITA)

Sociedade civil lança campanha pela requalificação do Congresso Nacional e valorização do voto (JORNAL DIA A DIA)

Lançada campanha que busca requalificar o congresso nacional (INSTITUTO ETHOS)

Um novo Congresso (BLOG DO TUPAN)

Organizações lançam campanha para renovação do congresso em 2018 (R7)

Compartilhe este artigo