Programa Cidades Sustentáveis reformula website

A reformulação do site do Programa Cidades Sustentáveis foi apresentada durante o 2º Encontro de Prefeituras Signatárias, realizado nos dias 10 e 11 de abril no Instituto Goethe, em São Paulo. Até então, um site abrigava documentos e material de divulgação, além de notícias redirecionadas para o portal da Rede Nossa São Paulo, uma das realizadoras do programa. O novo site utiliza o mesmo endereço (www.cidadessustentaveis.org.br) e é bem mais completo.
 
A partir de agora, além de notícias com conteúdo próprio, integração total com as redes sociais e um novo layout, o site também abriga a plataforma cidades sustentáveis, que será utilizada pelas prefeituras participantes do programa para inserção de indicadores e metas. Com isso, qualquer pessoa poderá acompanhar as ações das prais efeituras baseadas nos eixos temáticos do PCS.
 
De acordo com Thiago Rondon, responsável pelo projeto, o website do Programa Cidades Sustentáveis é um local comunitário com objetivo de compartilhar informações. "Utilizamos apenas softwares livres para o desenvolvimento sustentável da aplicação, para garantir que todo o esforço técnico realizado agora seja livre, de fácil entendimento de qualquer desenvolvedor de software, permitindo que haja contribuições com códigos fontes e atualizações sem amarrações", explicou.
 
Todas as informações sobre os indicadores do site estão sendo disponibilizadas em dados abertos, para que humanos e computadores possam consumir as informações de maneira livre, ou seja, alguém que queira estudar os dados em um software de planilhas, até mesmo um portal de conteúdo ou um robô, podem consumir os dados de maneira trivial.
 
Outra preocupação, segundo Thiago, foi manter o design do website responsivo, ou seja, que ele seja acessivel em diversas plataformas, como dispositivos móveis, tablets, tvs e notebooks. Até mesmo facilitar o uso por deficiêntes visuais, baseado em uma organização de conteúdo em que seja de fácil reconhecimento por aplicativos que oferecem a navegação baseado em áudio. "Para isto, utilizamos tecnologia de design livre, para que possamos acompanhar as tendências de novos dispositivos e maneiras de visualizar o site sem ter que efetuar grandes investimentos".
Compartilhe este artigo