Urbanismo Ecológico foi tema de simpósio em São Paulo

Por Luana Copini, da Rede Nossa São Paulo

Especialistas brasileiros e estrangeiros discutiram urbanismo ecológico nas mais variadas áreas: social, econômica, arquitetônica e política. O Simpósio Internacional Urbanismo Ecológico foi realizado na última terça-feira (14/10) no Centro Cultural São Paulo, em São Paulo, e contou com três atividades relacionadas: simpósio, lançamento do livro “Urbanismo Ecológico” e exposição.

O coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, participou da mesa de discussão “Bordas da Cidade”. Oded destacou a importância de acabar com o financiamento das campanhas eleitorais e incluir no debate eleitoral o tema “cidades”. Ele falou ainda sobre as deficiências nas regiões periféricas de São Paulo: “Muitos paulistanos não conhecem a cidade de SP e poucos ainda sabem que muitos dos 96 distritos de SP têm ‘zero’ equipamentos públicos. Educação para a cidade é a questão fundamental, deveria fazer parte do currículo escolar. Devemos influenciar batalhas para que mais pessoas possam se interessar pela cidade”.

A conversa teve a apresentação e moderação de Guilherme Wisnik, da Universidade de São Paulo, que falou sobre infraestrutura, paisagens urbanas, vulnerabilidade social, desenvolvimento local, preservação contra a expansão e resiliência. “Temos que jogar luz na invisibilidade, nos conflitos dramáticos entre a precariedade e as obras de infraestrutura; aprender com os erros do passado, como por exemplo, o Rio Tietê, que poderia ser um marco físico importante para a cidade de São Paulo, mas que hoje é um não lugar”, explica Wisnik completando que o problema da borda, da periferia, é um problema do centro da cidade também.

Mohsen Mostafavi, arquiteto e professor da Harvard University Graduate School of Design, fez suas considerações na abertura e encerramento explicando que urbanismo ecológico também é uma questão de alteridade, não apenas de paisagismo e arquitetura. “É preciso colocar-nos no lugar do outro. É preciso saber que, em mobilidade urbana, por exemplo, os carros nunca serão extintos, e nem o transporte público, por isso vale pensar em alternativas, como uma malha urbana conectada, por exemplo. Precisamos garantir qualidade máxima em lugares mínimos”, destaca Mostafavi.

O Programa Cidades Sustentáveis foi abordado por Nelton Friedrich, da Itaipú Binacional, que falou sobre a importância social e democrática do PCS. “O Programa, idealizado pela Rede Nossa São Paulo, na figura de Oded Grajew, é um passo muito importante no contexto brasileiro no que diz respeito ao Urbanismo Ecológico. Com ele conseguimos conhecer mais as nossas cidades e planejar para que elas sejam mais eficientes ecológica, ambiental e socialmente”, garante Friedrich que é um dos parceiros do Programa.

Ele destaca ainda que na Bacia da Itaipú, dos 29 municípios, 26 aderiram ao Programa, produzindo ações nos 12 eixos e também no cumprimento das metas. “Nos anima dizer que os resultados são extraordinários, surgiram novos arranjos sustentáveis na região. Um dos exemplos destes resultados é que conseguimos recompor quase 1400Km de mata ciliar para proteger os rios, a água, a vida. São resultados qualitativos e quantitativos, nos compromissos e atitudes, é um novo olhar de ser, sentir, viver e consumir”.

Lançamento do livro e exposição

Na exposição, todas as páginas do livro Urbanismo Ecológico foram impressas em tecido, penduradas em uma estrutura de 1,70m de altura e expostas ao ar livre no jardim suspenso do Centro Cultural São Paulo.

O livro, editado por Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty, parte de um enfoque interdisciplinar no qual se unem os olhares de arquitetos, planejadores e desenhistas urbanos, teóricos, economistas, engenheiros, artistas e cientistas, entre outros profissionais.

O resultado é um amplo panorama que contribui para desenhar a imagem plural, complexa e repleta de nuances que o sistema urbano assume quando estudado sob a ótica ecológica. Em suma, trata-se de uma contribuição importante que atesta o nascimento de uma nova ética e estética do meio urbano.

O evento

O evento foi realizado em São Paulo no dia 14/10 pela Harvard University Graduate School of DesignDavid Rockefeller Center for Latin American StudiesCentro Cultural São Paulo e Prefeitura Municipal de São Paulo, correalização da Rede Nossa São Paulo e doPrograma Cidades Sustentáveis e promoção do GGBrasil e Urbem.

Leia também: Especialistas discutem Urbanismo Ecológico em diferentes áreas

Compartilhe este artigo