Nossa São Paulo participará de painel oficial durante Rio + 20

Oded Grajew será o representante brasileiro que participará do diálogo com o tema "Cidades Sustentáveis e Inovação", entre os dias 16 e 19 de junho.

A Rede Nossa São Paulo, por meio do Programa Cidades Sustentáveis, foi convidada para participar do painel Cidades Sustentáveis e inovação, na série "Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável", organizado pelo Governo brasileiro, em colaboração com as Nações Unidas. 

A série "Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável" será realizada de 16 e 19 de junho. As conclusões e recomendações emanadas dos Diálogos serão encaminhadas diretamente aos Chefes de Estado e de Governo que participarão da Conferência no Rio de Janeiro.

Nove temas foram indicados, com base em sua relevância na definição de estratégias públicas e privadas para a promoção do desenvolvimento sustentável e para o futuro da humanidade. São eles:

1. Segurança alimentar e nutricional

2. Desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza
3. Desenvolvimento sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras
4. A economia do desenvolvimento sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo
5. Cidades sustentáveis e inovação
6. Desemprego, trabalho decente e migrações
7. Energia sustentável para todos
8. Água
9. Oceanos

Em cada Diálogo participam dez personalidades, entre elas um brasileiro, para apresentar considerações e debater, com a finalidade de sistematizar três recomendações por tema para serem encaminhadas diretamente aos Chefes de Estado e de Governo que participarão da Conferência no Rio de Janeiro. 


Segundo informações do governo brasileiro, os participantes dos Diálogos foram escolhidos e convidados pelo Governo brasileiro com base em listas fornecidas por instituições altamente conceituadas. Foram convidados especialistas em suas respectivas áreas para cada um dos nove "Diálogos", levando em a necessidade de assegurar discussões aprofundadas sobre os temas, bem como a representação de diferentes perspectivas, setores e regiões. A proposta é reunir ONGs, setores público, privado e financeiro; comunidade científica, incluindo ganhadores do Prêmio Nobel; e juventude. Experiência internacionalmente reconhecida, inventividade e aptidão para comunicar-se com uma grande audiência foram qualidades essenciais para definir os participantes dos Diálogos.

A fim de garantir imparcialidade e liberdade nos debates, não haverá representação formal, nem intervenções, de membros de governos nacionais e agências da ONU.

Uma plataforma on-line já entrou no ar, no endereço www.riodialogues.org. Trata-se de um exercício prévio aos painéis que ocorrerão em junho no Riocentro. O espaço virtual dos Diálogos é dedicado ao público em geral para que possa contribuir para os debates dos 10 temas dos Diálogos. A plataforma está acessível em mais de 40 idiomas. Cada um dos Diálogos virtuais irá gerar um conjunto de dez recomendações – escolhidas pelo público virtual – que serão levadas aos painéis dos Diálogos no Riocentro onde comporão parte dos debates entre os participantes do painel. 
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009. 

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.


Mais informações em http://www.rio20.gov.br/.
Compartilhe este artigo