Apenas oito bilionários possuem a mesma riqueza que a metade mais pobre da humanidade

Relatório "Uma economia para os 99%", da Oxfam, aponta que crescimento da economia beneficia os mais ricos, enquanto os mais afetados pela pobreza sofrem

Estudo lançado nesta segunda-feira (16/1) pela Oxfam – no Fórum Econômico Mundial, em Davos – revela que o patrimônio de apenas oito homens bilionários é igual ao das 3,6 bilhões de pessoas mais pobres do mundo.

O relatório "Uma economia para os 99%" aponta que o crescimento econômico beneficia os mais ricos, enquanto o restante da sociedade – especialmente os mais afetados pela pobreza – sofrem. 

De acordo com o estudo da Oxfam, o desenho e a estrutura das nossas economias e os princípios que dão base a decisões econômicas nos levaram a essa situação extrema, insustentável e injusta. 

"Nossa economia precisa parar de recompensar excessivamente os mais ricos e começar a funcionar em prol de todas as pessoas", afirma a organização, que complementa: "Governos responsáveis e visionários, empresas que trabalham no interesse de trabalhadores e produtores, valorizando o meio ambiente e os direitos das mulheres, e um sistema robusto de justiça fiscal são elementos fundamentais para essa economia mais humana".

Saiba mais sobre essa desigualdade extrema no relatório de 2017 da Oxfam – Uma economia para os 99%.
 

Compartilhe este artigo