Novo Guia GPS – Gestão Pública Sustentável está disponível para candidatos, partidos e sociedade civil

Material foi lançado nesta quarta-feira (6/4) pela Rede Nossa São Paulo e Programa Cidades Sustentáveis. Evento contou com a apresentação do novo vídeo da plataforma.

Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo 

A nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), atualizada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), já está disponível para candidatos a prefeitos e vereadores, partidos políticos, organizações da sociedade civil e cidadãos.

Promovido pela Rede Nossa São Paulo e pelo Programa Cidades Sustentáveis, o evento de lançamento da versão online do material ocorreu nesta quarta-feira (6/4), no Sesc Consolação, em São Paulo.

Na atividade, que contou com a participação de gestores públicos e artistas, foram apresentados dois produtos da nova plataforma: a versão atualizada do Guia GPS – Gestão Pública Sustentável e o novo vídeo institucional do programa.

O novo Guia GPS incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – aprovados no último mês de setembro pela Assembleia Geral da ONU –, que reúnem 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental. 

“Essa é uma plataforma muito importante para as gestões municipais”, afirmou o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, no evento.

Ele solicitou que os representantes dos partidos políticos e prefeitos levassem esse debate, sobre o desenvolvimento sustentável, para suas agremiações partidárias e municípios. O objetivo, segundo Oded, é que os candidatos a prefeito nas eleições deste ano assumam o compromisso com o PCS e de implementar os ODS.

Na avaliação do coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, o Brasil tem a oportunidade de ser uma referência mundial na adoção e implementação dos ODS, começando pelos municípios. “O país pode ser uma liderança no desenvolvimento sustentável”, exortou.

A apresentação da versão atualizada do Guia GPS – Gestão Pública Sustentável, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), foi feita por Maurício Broinizi, coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis.

“Nós não temos mais tempo a perder”, constatou Broinizi, ao lembrar da Conferência da ONU, realizada em setembro de 2015, que referendou os ODS ou a Agenda 2030. “O diagnóstico, que é bastante preocupante, está feito e foi assinado por 193 chefes de governo e de Estados”, afirmou. 

Ele explicou que a nova plataforma do PCS visa fazer com que os ODS comecem a ser trabalhados já pelos municípios brasileiros. 

Confira aqui o novo Guia GPS – Gestão Pública Sustentável.

Após a apresentação do novo Guia GPS, os participantes do evento puderam assistir ao novo vídeo institucional do Programa Cidades Sustentáveis. Com 15 minutos de duração, o filme – dirigido por Luciana Burlamaqui – foi bastante aplaudido ao final da exibição. 

Prefeitos e gestores relatam experiências após adesão ao PCS

Durante o encontro, prefeitos e gestores municipais relataram algumas experiências que tiveram após aderirem ao Programa Cidades Sustentáveis.   

Jairo Jorge, prefeito de Canoas (RS) e representante da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), afirmou que o PCS ajudou sua administração a reforçar os sistemas de metas e indicadores, ampliou a transparência e deu materialidade à questão ambiental.

“Para nós, foi muito importante, quando em janeiro de 2012 assinamos o compromisso com o programa”, destacou ele, lembrando que o seu programa de governo foi “alicerçado no PCS”. O prefeito de Canoas relatou que, de acordo com uma pesquisa recente, tem 77% de aprovação dos moradores da cidade.

Falando em nome da Frente Nacional de Prefeitos, Jorge informou que a organização irá incentivar os candidatos e os prefeitos em primeiro mandato – que irão disputar um segundo mandato –, para que assumam o compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis em seus municípios. “A sustentabilidade tem que ser algo fundamental, e não periférico”, defendeu.  

A prefeita de Abaetetuba (PA), Francinete Carvalho, destacou que foi a primeira mulher eleita no município e o primeiro chefe do Executivo a ser reeleito, na história da cidade. Entre os seus compromissos está o estabelecimento de igualdade de gêneros. 

Segundo Francinete, o PCS ajudou a cidade a trabalhar com planejamento. “As metas são da gestão e não de uma secretaria específica”, argumentou. Ela informou que Abaetetuba aprovou uma lei de iniciativa popular, que obriga o próximo prefeito eleito a apresentar o Programa de Metas.

Rodrigo Xavier, coordenador do Programa Cidades Sustentáveis da Prefeitura de Petrópolis (RJ), contou que o município tem conseguido grandes avanços nas áreas de Governança e Mobilidade Urbana. “Atualmente, 100% dos conselhos da cidade são deliberativos, e isso foi um ganho”, exemplificou. 

De acordo com Xavier, em 2014, Petrópolis conseguiu integrar o seu sistema de transporte. “Inserimos os eixos do PCS em nosso Plano Diretor”, complementou. 

O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SP), Rogério Menezes, lembrou que a própria criação de pasta que dirige tem uma relação direta com o PCS. “A secretaria passou a coordenar todos os principais grupos intersetoriais de planejamento”, explicou.

Além disso, ele informou que o PPA (Plano Plurianual) de Campinas foi dividido, contemplando os 12 eixos do programa. “A cidade já tem, desde a gestão anterior, a lei que obriga o prefeito a apresentar o Plano de Metas”, contou. 

Menezes falou ainda sobre os indicadores da cidade e citou alguns exemplos. “Campinas será primeira cidade com mais de 1 milhão de habitantes a coletar e tratar 100% de seu esgoto”, antecipou. 

Confira aqui alguns depoimentos no vídeo Experiências e Olhares sobre o Programa Cidades Sustentáveis.  

O evento contou também com declarações de: Eduardo Tadeu, presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM); Caio Magri, diretor do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; Cléo Manhas, do Movimento Nossa Brasília e Representante da Rede Brasileira por Cidades Justas Democráticas e Sustentáveis; Haroldo Machado, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); e Victor Cremasco, da Mandalah Filmes.

Eduardo Tadeu, presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), saudou a iniciativa da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis. 

“O Guia que a RNSP lançou aqui hoje é fundamental para os municípios”, declarou ele, e complementou: “As administrações têm que estar convencidas e capacitadas para implementar os conceitos de sustentabilidade”.

Para o presidente da ABM, a sociedade civil tem que estar junto nesse processo. “Para participar, propor e cobrar”, defendeu.

Haroldo Machado, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), concordou que a participação dos municípios é fundamental para a implementação dos ODS e parabenizou o lançamento da nova plataforma do PCS. “Todos os instrumentos são importantes e esse movimento é extremamente bem-vindo”, avaliou.

Segundo ele, este é um ano muito importante, em que a questão ambiental estará em evidência, devido às eleições municipais. “Acreditamos que essa é uma agenda muito positiva, que pode nos unir nesse período de dificuldades não apenas para o Brasil, mas para o mundo”, ponderou. 

Durante a atividade, foi formalizada a parceria entre o PCS e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, com a presença de Pedro Roberto Jacobi, diretor presidente do Conselho ICLEI Brasil e secretário executivo interino do ICLEI SAMS – Secretariado para América do Sul.

Na parte final do evento, houve apresentações do músico e compositor Marcus Vianna, da atriz e cantora Letícia Sabatella e do ator e músico Fernando Alves Pinto. O show, que também tinha uma ligação com a questão ambiental, foi bastante ovacionado pelos participantes.

Confira nos links abaixo repercussão do evento na mídia

http://g1.globo.com/sao-paulo/sptv-1edicao/videos/t/edicoes/v/cartilha-traz-orientacoes-para-ajudar-prefeitos-a-melhorarem-as-cidades/4937671/

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-04/plataforma-apresenta-ideias-e-exemplos-de-politicas-sustentaveis-para-cidades

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/04/06/plataforma-apresenta-exemplos-de-politicas-sustentaveis-para-cidades/

http://outracidade.com.br/nova-plataforma-cidades-sustentaveis-propoe-compromisso-com-metas-da-onu/

http://www.fnp.org.br/noticias/item/933-prefeitos-participam-do-lancamento-do-guia-de-gestao-publica-sustentavel

http://portal.aprendiz.uol.com.br/2016/04/07/eleicoes-2016-plataforma-ajuda-municipios-incorporar-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/?utm_campaign=website&utm_source=sendgrid.com&utm_medium=email

 

Compartilhe este artigo