Rede Nossa São Paulo e Ibope divulgam 5ª edição da pesquisa Dia Mundial Sem Carro


55% dos entrevistados avaliam o trânsito da cidade como “péssimo”. E 60% deles estão dispostos a deixar o carro para utilizar o transporte público. Confira outros destaques clicando aqui.
 
A Rede Nossa São Paulo e o Ibope lançam hoje, pelo quinto ano consecutivo, a pesquisa inédita e exclusiva sobre mobilidade urbana na cidade. A iniciativa é anunciada todo mês de setembro, como parte das manifestações em torno do Dia Mundial Sem Carro.
 
De 17 a 22 de agosto de 2011, foram entrevistados 805 paulistanos com 16 anos ou mais. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
 
A pesquisa aborda diversos aspectos relativos à locomoção na cidade em perguntas como:  Quanto tempo você leva para se deslocar todos os dias para sua atividade principal? Caso houvesse uma boa oferta de transporte público, você deixaria de usar o carro? Com que frequência utiliza transporte público? E bicicleta?
 
Os entrevistados também responderam a perguntas que abordam temas polêmicos e recentes, como a adoção do rodízio de veículos de dois dias, pedágio urbano, construção de ciclovias e respeito à faixa de pedestres.
 
Entre os principais resultados de 2011, destacam-se:
– Entre os entrevistados cuja renda familiar está entre dois e cinco salários mínimos, aumentou de 52% em 2010 para 62% em 2011 os que disseram ter ao menos um carro de passeio;
– Cresceu de 28% em 2010 para 38% em 2011 o percentual dos que afirmaram ter comprado carro nos últimos 12 meses;
– Entre os que possuem automóvel, passou de 15% em 2007 para 23% em 2011 os que afirmaram usar o carro “quase todos os dias”;
– Caiu de 44% em 2008 para 13% em 2011 o total dos que afirmaram não utilizar carro;
– As áreas consideradas mais problemáticas em São Paulo são, nesta ordem, Saúde, Trânsito e Educação;
– As notas dos entrevistados dezenas de aspectos ligados à Urbanização e Meio Ambiente e Locomoção estão TODAS abaixo da média, que é 5,5. Os resultados persistem desde a primeira edição da pesquisa, em 2007;
– Subiu de 40% em 2009 e 52% em 2010 para 60% em 2011 o percentual de entrevistados dispostos a deixar de usar o carro diariamente para utilizar o transporte público; 
– Cresceu de 37% em 2010 para 48% em 2011 os dispostos a trocar o carro por um menos potente, mas que seja menos poluente também;
– Para 55% dos paulistanos o trânsito na cidade é “péssimo”. Em 2010 esse número estava em 37%;
– Vem diminuindo a percepção de que os pedestres são “muito / um pouco respeitados”. Em 2009, 35% concordaram com a afirmação. O número passou para 28% em 2010 e para 21% em 2011;
– O tempo médio de deslocamento gasto no trânsito diariamente passou de 2h42 em 2010 para 2h49 em 2011. 19% dos entrevistados disseram que perdem mais de 4 horas nos congestionamentos;
– Caiu de 45% em 2010 para 35% em 2011 o total de quem anda a pé na cidade;
– Você deixaria de usar o carro caso houvesse uma boa alternativa de transporte público? Em 2010, 76% dos entrevistados disseram que sim. Em 2011, as respostas afirmativas foram 82%;
– Entre as medidas consideradas mais importantes para melhorar o trânsito, “construir mais linhas de metrô e trem” ficou em primeiro lugar. Em seguida aparecem, respectivamente: “melhorar a qualidade do transporte por ônibus e vans” e “construir mais corredores de ônibus ou amplias os já existentes”;
– Como alternativa ao carro, 29% dos entrevistados (contra 12% em 2010) afirmaram que optariam pelo ônibus casso houvesse mais e melhores corredores.  E caiu de 21% em 2010 para ZERO em 2011 os que disseram que nada os faria utilizar os ônibus;
– Mais pessoas dizem que aumentou o tempo de espera nos pontos de ônibus com relação há um ano. Em 2010, o número ficou em 34%. Neste ano, em 47%;
– Como alternativa ao carro, 40% afirmaram que utilizariam a bicicleta caso houvesse mais segurança. Em 2010, a afirmação foi feita por 18% dos entrevistados. Mais sinalização é a reivindicação de 23% dos entrevistados. Em 2010, o item foi mencionado por 8%;
– Aumentou de 41% em 2010 para 61% em 2011 os que se disseram favoráveis à aplicação de multas para pedestres que não respeitarem a sinalização;
– Para 58% dos entrevistados, os pedestres têm sido menos respeitados nos últimos meses. 26% disseram que estão sendo mais respeitados e 13% afirmaram que está igual. (a pergunta é inédita, não foi feita nas edições anteriores da pesquisa)
 
Confira a programação completa da Semana da Mobilidade em:
https://www.nossasaopaulo.org.br/portal/semanadamobilidade
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