“Cetesb quer inspeção veicular de carros e motos em 124 cidades de SP” – G1

 

Diretrizes foram apontadas em plano de controle de emissão de poluentes.
No restante do estado, inspeção seria feita apenas em veículos a diesel.

Juliana Cardilli Do G1 SP

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) apresentou nesta quarta-feira (14) um plano que prevê a realização de inspeção veicular ambiental para carros, motos, caminhonetes, ônibus e caminhões em 124 cidades do estado. Os municípios que passariam a ter a inspeção anual de seus veículos estão na Grande São Paulo, na região metropolitana de Campinas, na Baixada Santista e nas regiões das cidades de Sorocaba, Piracicaba e São José dos Campos (veja a lista abaixo). A medida faz parte do Plano de Controle de Poluição Veicular do Estado de São Paulo, apresentado ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) nesta manhã.

Um projeto de lei que prevê a inspeção veicular estadual já está na Assembleia Legislativa. Após a aprovação, as diretrizes apontadas no plano irão regulamentar a lei. No documento apresentado nesta quarta, consta que a frota-alvo (anos dos veículos que terão que passar pela inspeção), modelo e abrangência do programa ainda serão definidos por meio de estudos detalhados – por isso, ainda não há detalhes sobre como será feita a inspeção e se ela será cobrada. Fatores como qualidade do ar, tamanho da frota circulante e aglomerações urbanas serão levados em consideração.

“Depende inclusive da posição da assembleia, ela precisa trazer alguns detalhes que o PCPV ainda não tem para que possamos então, um grupo técnico, definir detalhes. Ainda é precipitado falar em taxa, em frequência de inspeção”, disse o engenheiro Marcelo Bales, do setor de avaliação de programas de transporte da Cetesb. “A gente já estuda modelos de programa de inspeção, e já temos algumas idéias, mas não podemos precipitá-las porque precisamos da aprovação do projeto na assembleia.”

Compartilhe este artigo