Fundo Zona Leste Sustentável dará apoio financeiro a 12 projetos da região

 

Entre as iniciativas selecionadas para receber os recursos estão duas cooperativas de coleta seletiva de resíduos sólidos e uma que produz aquecedor solar de baixo custo

Airton Goes airton@isps.org.br

A partir de agora a Cooperativa Nova Esperança, que promove a coleta seletiva de resíduos sólidos na região de Ermelino Matarazzo, poderá se estruturar melhor e, assim, proporcionar maior ganho para as 30 pessoas que fazem parte do coletivo. A cooperativa é uma das 12 iniciativas selecionadas – dentre 42 inicialmente inscritas – para receber apoio financeiro do Fundo Zona Leste Sustentável.

“O fundo nos dá mais vontade de trabalhar, porque vamos aprender a administrar os nossos próprios negócios e isso vai gerar mais renda para as nossas famílias”, comemora Selma Maria da Silva, integrante da Cooperativa Nova Esperança.

Outro projeto vinculado ao meio ambiente também escolhido para receber recursos e acompanhamento do fundo é o Viveiro Escola. O empreendimento associativo produz mudas e sementes, atua na manutenção de áreas verdes e desenvolve paisagismo comunitário. “Tudo começou lá trás, ao observarmos a falta de áreas verdes em nosso bairro e a ausência de espaços para plantio”, lembra Iolanda Souza, participante da iniciativa. Ela conta que pouco a pouco projeto foi mudando a paisagem local e faz planos para o futuro: “Com o apoio do fundo, nós queremos arborizar ainda mais o nosso bairro e continuar firmes no nosso trabalho, que também engloba educação ambiental”.

Além de cooperativas, foram selecionados empreendimentos individuais informais e microempresas. Cada projeto receberá até R$ 50 mil para ser aplicado, necessariamente, na compra de equipamentos e na composição de capital de giro. Entre os objetivos do fundo estão a geração de renda e a abertura de novos postos de trabalho na Zona Leste.

O fundo é um financiamento não-reembolsável. Ou seja, não é uma concessão de crédito. Os projetos têm de ‘devolver’ o valor investido em benefícios concretos para a região.

O anúncio dos 12 projetos selecionados pelo Edital 2010 do fundo foi feito pela Comunidade Zona Leste Sustenta, durante evento realizado quarta-feira (16/3) no auditório da Subprefeitura de São Miguel Paulista. A atividade contou com a presença de autoridades locais, integrantes dos projetos contemplados, componentes do Comitê Programático do Fundo e outros parceiros da iniciativa. Na ocasião, foram apresentados os selecionados e formalizados os contratos para o início dos repasses de recursos.

Na avaliação de Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal – uma das instituições integrantes da Comunidade Zona Leste Sustenta – o fundo inaugura um “novo arranjo de forças produtivas” na região de São Miguel, Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo.

Segundo ela, a iniciativa pioneira une empresas, sociedade civil, instituições de apoio e poder público em um objetivo comum. “Várias parcerias e muitas pessoas estão envolvidas, e a sua beleza está nisso”, afirmou, antes de concluir: “Nossa aposta é que é possível, com o apoio inicial financeiro e de capacitação, que os empreendimentos ganhem mais autonomia, ampliem seus projetos e alcancem a perenidade”.

O subprefeito de São Miguel Paulista, coronel Luiz Massao Kita, recém-empossado, também elogiou a iniciativa e colocou a subprefeitura à disposição para prosseguir no apoio.

Projetos selecionados pelo Edital 2010 do Fundo Zona Leste Sustentável

Área de meio ambiente:
– Cooperativa Caminho Certo, com sede em Vila Nova Curuçá, realiza coleta seletiva de resíduos sólidos;
– Cooperativa Nova Esperança, de Ermelino Matarazzo, promove a coleta seletiva de resíduos sólidos;
– Coopersoll, situada no Itaim Paulista, a cooperativa produz aquecedor solar de baixo custo;
– Viveiro Escola. Empreendimento associativo informal de União de Vila Nova, que trabalha na produção de mudas e sementes, na manutenção de áreas verdes e com paisagismo comunitário.

Área de alimentação:
– A Chocólatra. Empreendimento individual informal, situado no Jd. Helena, que produz e vende doces finos personalizados;
– Bel’s Tapioca. Microempresa de São Miguel Paulista, que produz e comercializa tapiocas dos mais variados sabores no Mercado Municipal do bairro;
– Costume Popular. Espaço de formação e comercialização de experiências de gastronomia e de artesanato, com foco na valorização da cultura popular e regional. Funciona como microempresa em São Miguel.

Área de comunicação:
– Central Leste. Site de notícias do Itaim Paulista, que registra os principais acontecimentos do extremo leste de São Paulo e funciona como microempresa;
– LED – Lúdico Estúdio Design. Empreendimento informal de São Miguel, que desenvolve projetos na área de comunicação visual (logos, sites, documentários).

Área de contabilidade:
– Contabilize com Sucesso. Microempresa de prestação de serviços contábeis, de São Miguel, que também oferece consultorias sobre investimentos.

Área de confecção:
– Filó Cabruêra. Organização social de União de Vila Nova, que confecciona bolsas e acessórios ecologicamente corretos;
– Maria Bonita Moda Íntima. Empreendimento individual informal de confecção de lingerie, localizado em São Miguel Paulista.

Compartilhe este artigo