Prefeitura coloca em debate Plano de Mobilidade da Cidade de São Paulo

Divulgação do início da chamada “etapa participativa do PlanMob” ocorreu junto com o lançamento do novo serviço de transporte público na madrugada.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Em evento realizado nesta terça-feira (24/2), a Prefeitura divulgou que o futuro Plano de Mobilidade da Cidade de São Paulo – PlanMob está sendo colocado em debate com a sociedade. Nesta fase, chamada pela administração municipal de “etapa participativa”, os cidadãos interessados poderão apresentar sugestões para o texto base do PlanMob.

As contribuições, segundo a Prefeitura, deverão ser feitas na página do Plano de Mobilidade na Internet – entre 25 de fevereiro e 25 de março –, ou nas audiências públicas regionais e plenárias temáticas previstas.

Confira aqui o calendário das audiências públicas que serão realizadas nas 32 subprefeituras da cidade, entre os dias 26 de fevereiro e 6 de março.

A divulgação do início da “etapa participativa do PlanMob” ocorreu durante a reunião conjunta do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito e do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade do Conselho da Cidade. O evento contou com a participação do prefeito Fernando Haddad e dos secretários municipais de Transporte, Jilmar Tatto, e de Relações Governamentais, Alexandre Padilha.

Durante a atividade, a Secretaria Municipal de Transportes também divulgou o novo serviço de transporte coletivo na madrugada, que começará a funcionar o próximo sábado (28/2). Chamado de Noturno, o serviço funcionará da meia-noite às 4h, com 151 linhas que atenderão toda a cidade.

“O lançamento da Rede da Madrugada vai atender muitos trabalhadores humildes, que estavam desassistidos”, afirmou o prefeito, lembrando que o metrô e a CPTM não funcionam de madrugada. “Muitas pessoas trabalham fora do horário comercial”, complementou.

Haddad informou que a colocação do transporte público municipal em funcionamento 24 horas é um dos itens previsto no Programa de Metas 2013/2016 da Cidade de São Paulo (meta 95). “Esta também é uma promessa que agora estamos cumprindo”, destacou.

Coube à diretora de Planejamento da SP Trans, Ana Odila de Paiva Souza, explicar aos conselheiros como será o funcionamento da Rede da Madrugada e das outras três redes que estão sendo projetadas para melhorar o transporte público na cidade: Rede Dia Útil; Rede Dia Útil Fora do Horário de Pico e Sábado; e Rede Domingo.

Ela também informou como está sendo planejado o novo sistema de transporte coletivo, que prevê a redução de sobreposição de linhas, a utilização dos corredores de ônibus apenas por veículos de maior capacidade e o deslocamento de pontos de parada para perto dos cruzamentos (para facilitar as conexões), entre outras mudanças.

Segundo Ana, essas mudanças deverão ocorrer até o final da atual gestão, independentemente do processo de licitação do serviço de transporte coletivo, que está sendo preparado pela Prefeitura. “Se for necessário, faremos aditamento nos contratos já existentes”, argumentou.

Na segunda parte do evento, os conselheiros puderam comentar as apresentações e fazer questionamentos e sugestões.

 

Compartilhe este artigo