Semana da Mobilidade 2010 – de 16 a 22 de setembro

Programação de 2010
Plano de Mobilidade
Pesquisa Ibope Dia Mundial Sem Carro 2010
Notícias
Repercussão na mídia
Fotos
Conheça a rede social do Dia Mundial Sem Carro

A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo. Pois está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população.
Neste sentido, organizações de várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana – de 16 a 22 de setembro (quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro) – para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.

Em São Paulo, frente aos inúmeros congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a adesão à campanha se ainda torna mais urgente.

Diversas entidades da sociedade civil, cidadãos e até empresas participaram das atividades em 2010. A programação foi planejada por um coletivo de organizações. As atividades de destaque foram o lançamento da Pesquisa Ibope Dia Mundial Sem Carro 2010 a apresentação de propostas para um Plano Municipal de Transporte e Mobilidade Sustentável para representantes da Câmara Municipal e dos governos municipal e estadual. 

PROGRAMAÇÃO:

– 16 de setembro, quinta-feira

Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo/Ibope – Dia Mundial Sem Carro 2010, na Câmara Municipal, a quarta pesquisa anual sobre o trânsito e a mobilidade urbana na cidade.

Desafio Intermodal: Concorrendo com outras 24 formas de transporte, uma motocicleta venceu o Desafio Intermodal, ao cumprir o percurso de 12 km, em 20 minutos e 20 segundos. A moto  deixou para trás ciclistas, pessoas de carro, táxi, skate e usuários de transporte coletivo. O helicóptero não pode decolar devido ao mau tempo em São Paulo. A atividade é organizada pelo Instituto Ciclobr. Site: http://www.ciclobr.com.br/desafio_intermodal_2010.asp

– 18 de setembro, sábado, como parte da Mostra Entretodos de curta metragens sobre Direitos Humanos, haverá palestra e debate sobre mobilidade com cicloativistas. Informações:  www.entretodos.com.br.

20 de setembro, segunda-feira, Seminário “Apresentação das diretrizes para um Plano Municipal de Transportes e Mobilidade Sustentáveis”. Realizado pela manhã e à tarde, em conjunto com a Comissão de Transportes da Câmara, no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100).

– 21 de setembro, terça-feira

Encontro “Presidenciáveis e a Agenda para o Desenvolvimento Inclusivo, Democrático, Justo e Sustentável do Brasil”, no Sesc Consolação. O evento é promovido pela Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci), o Instituto Ethos, o Movimento do Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, a ONG Atletas pela Cidadania e Associação Brasileira de ONGs (Abong). Foi proposto aos candidatos à presidência da República que se manifestassem sobre uma agenda de desenvolvimento, e fizessem propostas para a uma reforma política; uma economia verde, inclusiva e responsável; padrões de desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Seminário “A experiência de mobilidade na cidade de Bogotá”, com o coordenador do Movimento Bogotá Como Vamos?, Carlos Córdoba (confirmado), na Câmara Municipal.

22 de setembro, quarta-feira

Entrega do abaixo-assinado com 1.500 adesões ao presidente da Cetesb, Fernando Rei, pela adoção do padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS) de classificação da qualidade do ar em São Paulo. 

Vaga-Viva, na rua Pe. João Manoel (esquina com Avenida Paulista). A Vaga Viva consiste no uso de vagas de estacionamento para atividades de lazer e convivência entre as pessoas, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a relação entre a cidade e o automóvel. Na programação do Setembro Verde, da Matilha Cultural, também houve realização de vaga viva em várias datas, em conjunto com shows, baladas e exibição de filmes: 17/9 – Festa Vegas com Vaga Viva (www.vegasclub.com.br); 18/9 – Festa e bazar Voodoohop com Vaga Viva (www.voodoohop.com); 21/9 – Festa Jameika Dub com Vaga Viva no CCPC (www.ccpc.org.br); 21/9 – CineCecília especial com Vaga Viva; 22/9 – Vaga Viva – Dia Mundial sem Carro; 24/9 – Vaga Viva Noturna na região de bares e baladas conhecida como Baixo Augusta (R Augusta entre ruas Antonia de Queiroz e Fernando Albuquerque); 28/9 – Festa do clube Berlin com Vaga Viva; 30/9 – Festa Seleta Coletiva com Instituto no Studio SP cm Vaga Viva (www.studiosp.org).

Na Praia Do Tietê: mobilização “Praia Do Tietê”, realizada pela SOS Mata Atlântica, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do rio e de sua integração, na medida em que vai sendo recuperado, no cotidiano das cidades da Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com a proposta, o rio recuperado e integrado trará melhoria da paisagem e pode ser usado como transporte coletivo e atividades de lazer junto às suas margens. Atividades: representação do cenário de ‘Praia’, no canteiro que margeia o rio Tietê; simulação de um espaço para caminhada e ciclovia, como o que existe junto à margem direita do Rio Pinheiros, para mostrar que também é possível criar um parque linear para ciclistas e pedestres percorrerem trajetos, com segurança, junto ao rio do Tietê; circulação de barcos no rio.

– 23 de setembro: Debate Dia Mundial sem Carro na Conexão Mata Atlântica. Debatedores: Bello Monteiro, coordenador de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica e Membro do Movimento Nossa São Paulo; Fernando Beltrame, Voluntário do Coletivo do Dia Mundial Sem Carro e Sócio Presidente da EccpPlan consultoria; REX – biker de plantão e educador socioambiental da Fundação SOS Mata Atlântica. 


Compartilhe este artigo