Rede lationoamericana de cidades sustentáveis integra oito países


Córdoba, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, são as mais novas integrantes da Rede Latinoamericana de Cidades Justas e Sustentáveis. A rede iniciou o processo de formação em 2008 e até agora conta com 20 cidades em países como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru, além dos 23 municípios que compõem a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

No Brasil, o Movimento Nossa São Paulo foi o primeiro a atuar e se tornou um dos impulsionadores das duas redes, juntamente com a Fundação Avina. Além das 23 participantes brasileiras, outras 14 cidades estão se organizando para lançar movimentos e integrar a rede no país. Na América Latina, a primeira iniciativa foi o Programa Bogotá Como Vamos, criado em 1997, na capital da Colômbia.

Os objetivos gerais das redes e de seus integrantes são buscar a participação social para comprometer os governos e a própria população com cidades mais justas, democráticas e sustentáveis. Geralmente, os movimentos reúnem organizações sociais, empresários, universidades e cidadãos para compor uma força política local, de caráter apartidário e inter-religioso.

A partir de experiências concretas de sucesso com o uso de indicadores para monitorar as políticas públicas, pesquisas de opinião com moradores e o acompanhamento de metas de gestão dos governos e dos orçamentos locais, as práticas vêm se replicando e se fortalecendo à medida que mais cidades se somam à rede. As trocas de experiências ocorrem por meio de encontros presenciais e virtuais, além de divulgação em sites, blogs e mídias sociais, como o Ning, por exemplo.

Vitória também ganha movimento

No dia 6 de maio ocorreu o lançamento do Movimento Nossa Vitória, na capital do Espírito Santo, que também passa a integrar a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.

A entidade tem como missão, segundo a carta de princípios, comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável de suas cidades.

O lançamento ocorreu em um seminário com palestra do empresário Ted Lago, empresario, presidente do Instituto Empresarial de Cidadania e articulador do Movimento Nossa São Luis, no Maranhão e Marcus Fuchs, representante da Fundação AVINA para o Sudeste, Distrito Federal e Goiás e integrante do Movimento Nossa BH, em Minas Gerais.

Leia artigo: "A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis"

Compartilhe este artigo