Participação de adulto na primeira fase do IRBEM está encerrada

A participação de adultos na primeira fase de contrução do IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) foi encerrada no dia 7 de outubro, com um total de mais de 34 mil questionários respondidos – 11 mil adultos e 23.290 crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. A participação ainda está aberta para as crianças a adolescentes.

O alto número de questionários respondidos na faixa de 10 a 15 anos se deve à adesão da Secretaria Munidipal de Educação na mobilização.

O objetivo da campanha é construir um conjunto de indicadores que
sirva para orientar ações de empresas, organizações, governos e toda a
sociedade, considerando como foco principal o bem-estar das pessoas.

No dia 17 de novembro, em horário e local a confirmar, haverá a divulgação dos resultados dessa primeira fase. Em um levantamento parcial foi observada maior participação na Zona Sul, com 33,43%,
seguida pela Zona Leste com 25,03%. Na divisão por subprefeitura em
primeiro lugar ficou Pinheiros, com 7,56%, seguida da Sé (7,30%) e
Butantã (6,69%). Todas as subprefeituras da cidade foram contempladas.

O próximo passo para a elaboração dos indicadores será a seleção das alternativas mais citadas como importante para o bem-estar e a qualidade de vida dos que responderam o questionário. Em seguida o Ibope vai incorporar esses itens na pesquisa anual de percepção sobre a cidade, a ser divulgada em janeiro, perto do aniversário de São Paulo, comemorado no dia 25.


Cronograma do IRBEM

De 15 de junho a 07 de outubro – Pesquisa preliminar com a população.

Outubro – Seleção dos itens que foram citados na pesquisa como os mais importantes para a qualidade de vida da população.

Novembro – Dia 17, divulgação dos resultados dos questionários preenchidos. Paralelamente, no mesmo mês, haverá a aplicação da pesquisa Ibope com os paulistanos, em amostra proporcional aos vários segmentos da população. Para fazer a pesquisa, o Ibope vai selecionar os itens que foram citados nos questionários como os mais importantes para a qualidade de vida da população. Em seguida, haverá a sistematização dos dados e a construção do IRBEM.

Janeiro de 2010, aniversário da cidade de SP – Lançamento público do IRBEM.

 

Compartilhe este artigo