Cresce a população acima do peso em São Paulo

Saúde: pesquisa realizada pela prefeitura mostra que casos de hipertensão, índice de massa corpórea acima do ideal e diabetes estão muito mais comuns entre os paulistanos

Por Metro

Quase metade dos paulistanos está acima do peso. É o que revela o ISA (Inquérito de Saúde de Base Populacional) 2015, pesquisa da prefeitura divulgada na quinta-feira que traça perfil da saúde do morador da cidade de São Paulo.

Segundo o levantamento, 49,7% das mais de 4 mil pessoas entrevistadas estavam com o IMC (Índice de Massa Corpórea) acima do recomendado. Na primeira edição da pesquisa, de 2003, esse percentual era de 38%.

Casos de hipertensão também estão mais frequentes. No ano passado foram 20,4%, ante 14% há 13 anos. Por fim, houve aumento nos casos de diabetes, que passaram de 4,1% para 6,7% – na comparação entre os dois estudos.

Entre os fumantes, uma boa notícia. O tabagismo, que era comum para 18,9% dos moradores da capital em 2003, caiu para 16,2% dos entrevistados em 2015.

Segundo a nutricionista e fisiologista Juliana Pizzocolo Martins, o sedentrarismo, o estresse e a pressa do paulistano contribuem para o surgimento de problemas de saúde.

“As pessoas dizem não ter mais tempo e querem as coisas muito mais rápido. Assim, optam por restaurantes fast food ou produtos industrializados que prejudicam a sua saúde”, afirmou a especialista.

Para Juliana, mudanças na rotina ajudam a prevenir doenças (veja quadro acima). “Para envelhecer com saúde é essencial manter o corpo em movimento”, concluiu.   
 


 

Matéria publicada originalmente no jornal Metro São Paulo.

 

Compartilhe este artigo