“SP reduz em 32% gravidez precoce” – Jornal Metro

 

Jovem paulista se previne e alcança recorde em 8 anos
 
AS ADOLESCENTES brasileiras iniciam a vida sexual mais cedo. Já as jovens paulistas também começam a namorar prevenidas, usando diferentes métodos anticoncepcionais.Ontem, a Secretaria Estadual da Saúde divulgou o balanço de jovens grávidas em São Paulo. Nos últimos oito anos, o Estado registrou
queda de 32% no número de adolescentes grávidas.

Em 2007, pela primeira vez nos últimos dez anos, menos de cem mil mulheres engravidaram antes de completar 20 anos. Os números têm caído ano a ano no Estado. Em 1998, São Paulo tinha 148 mil casos de gravidez na adolescência. Já no ano passado, foram 96 mil casos. O levantamento foi
realizado pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Seade. O governo acredita que a redução expressiva se deu por conta de campanhas de prevenção da gravidez, com maior distribuição de preservativos,folhetos e pílulas anticoncepcionais.

O programa visa combater também o segundo filho na juventude das paulistas. Desde 1996, o governo utiliza um modelo de atendimento que integra acompanhamento físico, psicológico e social.

Na Capital, os contraceptivos estão disponíveis em 20 unidades da Farmácia
Dose Certa, localizadas em estações de metrô, trem e centros de saúde. A cidade registrou 25.287 casos de jovens grávidas em 2006. Já no ano passado, o número caiu para 24.244.

 

 

Compartilhe este artigo