Moradores propõem distinção do orçamento conforme necessidades locais da população


Airton Goes
– repórter comunitário

O Encontro Preparatório do I Fórum Nossa São Paulo, organizado pelo Fórum Social da Cidade Ademar e Pedreira, aprovou diversas propostas de alcance regional para melhorar as áreas de saúde, educação, meio ambiente, cultura, transporte coletivo, habitação, esporte e lazer.

Durante o debate, em alguns momentos faltou informação, mas o tempo todo sobrou disposição e vontade para colaborar com a cidade. Nesse sentido, os participantes decidiram sugerir à próxima administração municipal duas medidas que poderiam beneficiar toda São Paulo.

A primeira é impedir que ônibus – sejam eles municipais ou de outros locais – permaneçam nos pontos finais, terminais ou rodoviárias da cidade com o motor ligado. Ninguém soube dizer se já existe alguma lei para isso, mas o fato é que hoje esses veículos ficam por um bom tempo parados e soltando gases poluidores na atmosfera.

A outra idéia é que os orçamentos e o número de funcionários das subprefeituras levem em consideração as necessidades da população de cada região da cidade, tendo por objetivo reduzir a desigualdade social. De acordo com estudos realizados pelo Movimento Nossa São Paulo, em 2007 as regiões mais carentes da cidade dispunham, proporcionalmente, dos menores recursos. Todas as propostas aprovadas no encontro serão encaminhadas ao I Fórum Nossa São Paulo.

Compartilhe este artigo