Doria agora quer manter 50 km/h como padrão em pista da marginal

GIBA BERGAMIN JR. E RODRIGO RUSSO, DE SÃO PAULO, E EDUARDO SCOLESE, EDITOR DE "COTIDIANO" – FOLHA DE S. PAULO

A gestão João Doria (PSDB) deverá manter em 50 km/h o limite de velocidade padrão nas pistas locais das marginais Tietê e Pinheiros.

A medida indica uma guinada no discurso de campanha do prefeito eleito, que prometeu a mudança para 60 km/h assim que assumisse.

Agora, após pressão de vários setores, a equipe do tucano trabalha para elevar o limite somente em alguns trechos pontuais, e não mais de maneira generalizada.

Por outro lado, vai aumentar de 70 km/h para 90 km/h a velocidade nas vias expressas. Já nas pistas centrais a ideia é aumentar dos atuais 60 km/h para 70 km/h, mas com pontos de redução dessa velocidade máxima, como nos acessos às vias locais.

Estudos da equipe de transição indicaram não ser viável adotar um limite padrão de 60 km/h especialmente na marginal Pinheiros, por causa do intenso entra e sai de carros e pedestres de shoppings e centros empresariais.

No caso da Tietê, serão encomendados novos estudos para avaliação dos pontos que podem eventualmente ter mudança nos limites.

Durante a corrida eleitoral, tão logo anunciou que aumentaria a velocidade para conter o que chamou de indústria da multa, Doria foi alvo de críticas de engenheiros de tráfego, cicloativistas e associações em defesa de pedestres no município.

MORTES EM QUEDA

O tucano vinha sendo pressionado inclusive por entidades que trabalham junto ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) –principal cabo eleitoral de Doria– em programas de melhoria da segurança do trânsito.

Uma delas era o Cedatt (Conselho Estadual para Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transporte).

Os críticos apontavam como consequência o possível crescimento de acidentes com a revogação do programa de redução vigente, implementado pela gestão de Fernando Haddad (PT).

Estatísticas indicam significativa redução das mortes em acidentes após a medida.
 

Um ano depois do programa, a soma de acidentes fatais nas marginais caiu pela metade, segundo dados compilados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e obtidos pela Folha.

De julho de 2014 a junho de 2015, foram 64 acidentes com mortes, contra 31 ocorrências do tipo nos 12 meses seguintes, até junho de 2016.

Doria já havia ensaiado um primeiro recuo em relação à mudança de velocidade das marginais no mês passado. Na ocasião, admitia deixar "alguns pontos" em 50 km/h.

A possibilidade foi adiantada a um grupo de ciclistas com quem o tucano pedalou. Dias antes, ativistas tinham feito um protesto na frente da casa do tucano para reivindicar a manutenção das velocidades em toda a cidade.

Agora, a ideia foi invertida: manter 50 km/h como padrão na pista local das marginais e eventualmente ampliar para 60 km/h em alguns trechos.

O prefeito eleito também já busca empresas para fazer a troca das placas de trânsito que indicam a velocidade.

Ele negocia parcerias para que as novas placas sejam uma espécie de permuta com a iniciativa privada –que teria espaço publicitário em eventos do grupo empresarial de Doria, por exemplo.

SECRETÁRIO CICLISTA

Na semana passada, Doria anunciou Sérgio Avelleda, ex-presidente do Metrô, como secretário de Transportes. Ele é advogado, usuário de bicicleta em deslocamentos ao trabalho e tem diálogo constante com cicloativistas.

Avelleda anunciou que reforçará a política de proteção ao pedestre. Para isso, prevê nova versão da campanha feita na gestão Gilberto Kassab (PSD) e conhecida como "mãozinha" –placas de orientação que mostravam mãos em sinal de "pare" nas faixas de travessia.

Na gestão Doria, a CET deve ficar a cargo de outro nome, ainda indefinido, mas subordinado a Avelleda.

Atualmente, o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, acumula as duas funções.

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.

Confira quem são e o perfil dos futuros secretários municipais já divulgados por Doria

 

Compartilhe este artigo