Crianças e adolescentes também têm voz no Fórum Nossa São Paulo

 

 

UNICEF/BRZ/Felipe Abud

 

O Movimento Nossa São Paulo fez uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) a fim de mobilizar alunos da pré-escola e ensino fundamental e grupos de adolescentes para que reflitam, opinem e sugiram melhorias para a cidade de São Paulo. As idéias das crianças e adolescentes serão apresentadas nas plenárias finais do I Fórum Nossa São Paulo, de 15 a 18 de maio. Também servirão de base para a sensibilização dos candidatos para que considerem as propostas dos alunos em seus programas de governo. Além disso, as sugestões na área de educação serão enviadas à Secretaria Municipal, para que ajudem na construção do Plano Municipal de Educação, que está sendo elaborado em 2008.

O trabalho de mobilização será feito pela Unicef em parceria com o Projeto/Revista Viração. As propostas das crianças e dos adolescentes serão coletadas em cerca de 50 escolas da rede pública e particular e em 50 grupos de jovens atuantes no município, sob a coordenação dos educadores.

Para isso, o UNICEF e a Viração estão entrando em contato com as  instituições e enviando cartilhas com orientação. Os interessados em utilizar o material em instituições de ensino ou grupos onde atua podem baixar o material neste portal.

Baixe aqui as cartilhas para professores de educação infantil e de 1ª a 4ª séries

Baixe aqui as cartilhas para professores de 5ª a 8ª séries

Baixe aqui as cartilhas para monitores de grupos de jovens

As sugestões das crianças mais novas serão apresentadas, durante o Fórum, em um painel com desenhos feitos por elas. Já as propostas dos adolescentes serão enviadas no formato de textos. Todas as idéias serão sistematizadas e apresentadas em plenária com os participantes do evento.

Os resultados dos debates serão disseminados pelos próprios adolescentes que, com jovens da Viração, farão a cobertura jornalística do evento e produzirão materiais de comunicação que serão enviados às escolas e grupos participantes para estimular a continuidade do debate.

Para Anna Penido, coordenadora do UNICEF em São Paulo, a participação ativa de meninas e meninos é primordial para o processo de desenvolvimento de uma cidade e do país como um todo. "Crianças e adolescentes têm opinião, atitude e querem participar das decisões que fazem parte de sua própria vida", acredita.

Mais informações e envio do material produzido por crianças e adolescentes:
Revista Viração – Rua Augusta, 1239, cj.11, Consolação. CEP: 01305-100. São Paulo, SP.
E-mail nossasaopaulo@revistaviracao.org.br. Fones: (11) 3237-4091 / 3567-8687 / 9946-6188.

 

 

Compartilhe este artigo