Movimento lança Observatório Cidadão e Fórum

 

Mais de 300 pessoas compareceram ao evento do Movimento Nossa São Paulo, neste dia 24, no Sesc Consolação. Entre os presentes estavam autoridades dos poderes legislativo e executivo estadual e municipal, lideranças comunitárias de várias regiões da cidade e representantes de organizações da sociedade civil.

O evento marcou o lançamento de quatro ações do Nossa São Paulo:
– o acompanhamento sistemático de um conjunto de 130 indicadores sociais, ambientais, econômicos e políticos da cidade, separados por subprefeitura;
– o processo de acompanhamento da Câmara Municipal e do Orçamento Municipal de São Paulo;
– a pesquisa Ibope de percepção da população paulistana sobre a cidade e os serviços públicos, e que será feita anualmente;
– o 1º Fórum Nossa São Paulo – Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável.

O monitoramento dos indicadores, a pesquisa de opinião com os paulistanos e o acompanhamento da Câmara e do orçamento fazem parte do Observatório Cidadão Nossa São Paulo. O conjunto de informações servirá de base para a agenda que procurará comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma cidade justa e sustentável.

É essa oportunidade de debater e indicar propostas para melhorar a qualidade de vida no município que o I Fórum Nossa São Paulo oferece aos paulistanos. Clique aqui e veja como participar do Fórum.

"A idéia não é apontar o dedo para os culpados pelos problemas da cidade, mas lembrar que todos nós somos responsáveis por transformar os indicadores negativos", afirmou Oded Grajew na apresentação do Observatório Cidadão.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também compareceu ao evento e
disse à platéia que "o Movimento vai ajudar para que os recursos
públicos sejam mais bem gastos, com mais força e motivação para
construir uma cidade melhor para todos".

 


Frases sobre o lançamento

"O papel do Movimento é criar indignação diante da desigualdade e do
abandono e oferecer os instrumentos de ação e participação." Padre
Jaime Crowe, da Sociedade Santos Mártires e do Fórum Social Zona Sul

"Democracia é visibilidade. O Observatório Cidadão tem o privilégio de dar visibilidade aos indicadores da cidade de São Paulo, dando margem para que possamos nos responsabilizar e cobrar a formulação de políticas públicas." Raimundo Magliano, presidente da Bovespa

"O Movimento Nossa São Paulo conclama a todos a nos sentirmos mais
participativoss e abre canais para que todos possamos formular
propostas e debater, inclusive os partidos. Isso é muito positivo."
Eduardo Suplicy, senador (PT

 


"O movimento é de extrema importância para São Paulo avançar no caminho da organização da sociedade civil. Boa bússola para orientar o trabalho e estimular a participação e a cidadania". Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo (PSDB)

"O lançamento cria uma referência de contribuição efetiva contra a desigualdade social, onde é possível ter respostas que levem a cidadania efetiva a ser exercida." Ivan Valente, deputado federal (PSOL)

"A gente sempre sente falta de traduzir as coisas em números e metas
palpáveis para dar instrumentos para as pessoas que têm vontade de
fazer alguma coisa. Essa é a importância desse lançamento".Soninha
Francine, vereadora (PPS)

"A iniciativa de levantar os indicadores é muito importante, pois a cidade precisa de movimentos suprapartidários, pluriclassistas e de natureza cívica para complementar a disputa partidária e contribuir para responder os desafios de São Paulo de forma mais consistente." José Américo, vereador (PT) e presidente do diretório municipal do PT-SP

Fotos cedidas por Tatiana Cardeal

 

Compartilhe este artigo