Jovens exercitam participação política em conferência

 

Foto: Flavio Munhoz
Foto: Flavio Munhoz


Os jovens de São Paulo debateram e fizeram propostas de políticas públicas de juventude, neste sábado (23/02), na 1ª Conferência Municipal da Juventude, que teve como tema "Juventude em Ação". Houve mais de mil participantes, dos quais 790 se inscreveram previamente e tiveram poder de voto, de acordo com a organização do evento.

O objetivo da Conferência Municipal foi diagnosticar e traçar planos de ação em políticas públicas para a juventude; colher elementos indicativos e avançar na construção do Plano Municipal da Juventude; eleger os delegados responsáveis pela representação da Cidade de São Paulo nas conferências estadual e nacional da juventude.

Os grupos de discussão abordaram doze temas: Acesso à Cidade e Cultura; Deficiências e mobilidade reduzida; Direitos humanos; Diversidade sexual; Educação; Esporte e lazer; Família, assistência social e violências; Gênero; Meio ambiente; Relações raciais e étnicas; Saúde; Trabalho e renda.

A conferência municipal antecede a estadual, agendada para o final de março, em São Paulo, e a nacional que será de 27 a 30 de abril, em Brasília.

O evento foi uma realização da Coordenadoria da Juventude, em conjunto com a Comissão Municipal de Direitos Humanos e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para o Coordenador do Grupo de Trabalho de Juventude do Movimento Nossa São Paulo, Flávio Munhoz, uma limitação da conferência foi o fato de não ter havido pré-conferências, que garantiriam maior participação dos jovens da periferia. Mesmo assim, Munhoz avaliou o evento como muito positivo por ser "um espaço importante de manifestação da juventude de São Paulo na proposição de políticas públicas". Munhoz acrescentou que as propostas elaboradas na conferência serão novamente levadas ao I Fórum Nossa São Paulo – propostas para uma cidade justa e sustentável. O conjunto das propostas feitas pelos jovens no sábado devem ser divulgadas pela organização do evento até o início da semana que vem.

 

Leia relato de uma participante.

 

Compartilhe este artigo