Aliança mundial quer coibir o tráfico de humanos

 

Fonte: Radioagência NP – 13/02/08

A Organização das Nações Unidas (ONU) pretende firmar uma aliança internacional para coibir o tráfico humano. O aliciamento de pessoas para outros países com promessas de melhores empregos e salários é o terceiro tipo de delito mais lucrativo no mundo segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A OIT estima que o lucro anual gerado por esse crime seja de R$ 56 bilhões. Em todo o mundo, 2,4 milhões de pessoas são vitimas desse tipo de tráfico.

A aliança está sendo discutida na primeira Conferência mundial organizada pela Iniciativa Global contra o Tráfico Humano, entidade ligada à ONU, em Viena na Áustria. O evento termina na próxima sexta-feira (15). Representantes de aproximadamente 100 países, incluindo o Brasil, querem estabelecer ações governamentais que consigam combater e reduzir esta prática. Segundo a OIT, 44% das vítimas do tráfico humano são levadas para a exploração sexual e 32% para o trabalho escravo.

O último relatório sobre o tema divulgado em 2007 pelo Departamento de Estado estadunidense, aponta que o Brasil é um país de origem e destino para o tráfico de mulheres e crianças para exploração sexual. Aproximadamente 70 mil brasileiros, em sua maioria mulheres, estão envolvidos na prostituição em países estrangeiros.

De Brasília, da Radioagência NP, Gisele Barbieri

 

 

Compartilhe este artigo