Rede Nossa São Paulo apresenta Mapa da Desigualdade 2022

A Rede Nossa São Paulo apresentou, quarta-feira (23/11), o Mapa da Desigualdade de 2022. O mapa apresenta dados de 96 distritos da cidade de São Paulo e evidencia as diferenças entre a melhor e a pior região em cada um dos indicadores. O levantamento busca subsidiar a Administração Municipal na gestão da cidade e no planejamento de Políticas Públicas. Analisando todos os indicadores, o distrito de Pinheiros, na Zona Oeste, aparece 14 vezes com os melhores índices, enquanto a região de Engenheiro Marsilac, na Zona Sul, apresenta as piores taxas em 17 vezes.

Desde 2012, a Rede Nossa São Paulo elabora e divulga anualmente o Mapa da Desigualdade da Cidade, comparando os dados e elaborando um retrato da situação socioeconômica entre os moradores das regiões com os melhores e piores indicadores.

Educação, Saúde, Cultura, Habitação, Esporte, Segurança Pública e Meio Ambiente fazem parte dos indicadores apresentados. Nesse ano foram acrescentados emissão de poluentes, criação de micro e pequenas empresas (MEIs), feminicídio, violência LGBTQIAP+, população em situação de rua, moradias em locais de risco e deslocamentos médios para denúncias de violência contra a mulher. Este indicador, inclusive, mostra que no Tremembé, Zona Norte, é necessário percorrer mais de 20 quilômetros para acessar uma Delegacia da Mulher e registrar queixa.

Uma área que merece destaque foi a Cultura. O levantamento aponta que 19 distritos não possuem nenhum equipamento público cultural para os munícipes. E no indicador de homicídio de jovens, é possível observar-se que 23 não tiveram registros.

A apresentação do Mapa da Desigualdade 2022 foi um evento híbrido e contou com um painel de discussões que envolveu a conselheira municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Manoela Cruz; a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Raquel Rolnik, a presidente da União de Núcleos, Associações dos Moradores (UNAS) de Heliópolis e Região, Antonia Cleide Alves e o fundador do Instituto Ethos e da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew.

Confira o mapa completo aqui.

Compartilhe este artigo