Moradores de Parelheiros pedem a regularização fundiária no Câmara no Seu Bairro

Por JELDEAN SILVEIRA, DA REDAÇÃO – Câmara Municipal de São Paulo

A 29º Sessão Pública do programa Câmara no Seu Bairro ouviu os moradores da região de Parelheiro na manhã deste sábado (24/10), no extremo sul da cidade de São Paulo. Entre as principais manifestações apresentadas pela população presente estavam a regularização fundiária e a pavimentação dos bairros.

A subprefeitura de Parelheiros é dividida em dois distritos, Parelheiros, com cerca de 130 mil habitantes, e Marsilac, com uma população de quase 9 mil pessoas. A região tem como sua principal característica o maior território de área verde capital, incluindo áreas de atividades rurais e de proteção indígena.

“Precisamos desta regularização fundiária para que as pessoas tenham de fato a conquista dos seus espaços, que tenham a documentação de proprietários de suas casas. Temos também uma grande deficiência em Parelheiros em relação à pavimentação, temos ainda muitas ruas de terra que precisam ser asfaltadas, então, precisamos dessas prioridades para assim conseguirmos outras melhorias para região”, afirmou o conselheiro participativo e representante da UNV (União dos Moradores de Vargem Grande), Fernando José de Souza.

Os moradores do Jardim São Silvestre compareceram em peso à sessão pública para reivindicar a regularização de seus imóveis. De acordo com os moradores da Rua Amélia Casal, as famílias estão sendo notificadas para que deixem suas casas por estarem em áreas de risco.

“Estamos falando de famílias que moram nessa área há mais de 40 anos, não somos invasores. Nós precisamos de ajuda dos vereadores e da prefeitura para que sejam feitas obras para que não precisemos sair de nossas residências. Nós queremos só ter o direito de morar no que já é nosso”, afirmou a representante dos moradores Kelly Dias Olimpio.

Para o vereador Alfredinho (PT), a região de Parelheiros é muito importante para a cidade e merece mais atenção. “Estamos em uma área de mananciais, o verdadeiro pulmão da cidade, e por isso precisamos de cuidados especiais. O poder público deve achar uma solução em relação à habitação e principalmente incentivar programas de moradia popular do Governo Federal. Estão sendo feitas melhorias na saúde com novos equipamentos, inclusive o novo Hospital Geral, mas precisamos dessa atenção especial para regularização”, afirmou.

Já o vereador Jonas Camisa Nova (DEM) defendeu mais recursos do orçamento para melhorias nos bairros. “Devemos discutir agora através do orçamento da cidade mais recursos para que a área possa se desenvolver mais em todos os quesitos. Essa é uma região que precisa muito da nossa atenção”, disse.

O subprefeito de Parelheiros, Nilton Aparecido de Oliveira, falou da importância de discutir as demandas de Parelheiros com os parlamentares. “Nós temos uma expectativa muito grande em relação à aprovação da nova Lei de Zoneamento, que esta sendo discutida na Câmara. Por que assim essas questões de regularização podem ser corrigidas por aqui. O que for possível, regularizaremos, e o que não for possível que possamos congelar e evitar que continue sendo construído para proteger o meio ambiente”, ressaltou.

A sessão que reuniu cerca de 250 pessoas no CEU Parelheiros foi presidida pelo vereador Antonio Donato (PT) e acompanhada pelos vereadores Marquito (PTB) e Quito Formiga (PR). Também participaram da sessão o Deputado Federal, Carlos Zarattini (PT), o Deputado Estadual Ênio Tatto (PT) e o Secretário Municipal de Relações Governamentais, José Américo.

Confira aqui todas as informações sobre o programa Câmara no Seu Bairro, incluindo a agenda com as próximas sessões.

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo