Prefeitura de São Paulo lança observatório com indicadores da cidade

Plataforma Observa Sampa reúne 290 indicadores de diversas áreas, como educação, saúde e meio ambiente. Os dados também podem ser consultados por subprefeitura e distrito.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) e a Prodam – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo divulgaram, nesta segunda-feira (15/12), a colocação em funcionamento da plataforma Observa Sampa. O observatório reúne os indicadores da cidade em diversas áreas.

De acordo com a secretária de Planejamento, Leda Paulani, o site permitirá avaliar se as políticas implementadas pela administração municipal estão dando resultado ou não. Entre os dados que já podem ser consultados pelos internautas estão os relacionados à educação, saúde e bem-estar, meio ambiente, mobilidade urbana e programa de metas.

Além de disponibilizar os indicadores por tema, a plataforma permite também que o cidadão possa comparar os números por subprefeitura e distrito.

“Descobrimos que tínhamos uma série de indicadores espalhados sobre a cidade, e muitos não estavam atualizados como deveriam” relatou Leda, antes de complementar: “O que fizemos foi juntar esses indicadores de uma forma organizada, amigável e inovadora”.

O lançamento do Observa Sampa ocorreu durante a reunião do Conselho da Cidade e contou com a participação do prefeito Fernando Haddad. “O site ajuda muito as política públicas, a qualidade das reivindicações e a consciência sobre os problemas que a cidade enfrenta”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, os indicadores contribuirão ainda para orientar a ação política e a gestão governamental. “É mais uma meta que foi cumprida”, registrou Haddad, referindo-se à meta 118 do Programa de Metas 2013-2016.

A coordenadora de Atendimento ao Cidadão e Inovação em Serviços Públicos da Sempla, Ana Waksberg Guerrini, fez uma breve apresentação, sobre a funcionalidade do observatório, aos conselheiros da cidade. “O site está sendo lançado com 290 indicadores, que poderão ser ampliados ou reduzidos”, informou ela, ao explicar que o site permite a criação de novos indicadores.

Ana argumentou que os indicadores serão sempre atualizados e que haverá encontros com a sociedade civil para debater políticas de produção e uso de indicadores.

O diretor de Relacionamento e Desenvolvimento da Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo), Sergio Mauro de Souza Santos Filho, destacou que o projeto do Observa Sampa é todo em software livre.

Ele lembrou que a plataforma foi elaborada em parceria com sociedade civil e agradeceu à Rede Nossa São Paulo e à empresa Aware. “O site começou a ser pensado e construído a partir do software do Programa Cidades Sustentáveis disponibilizado pela Rede”, relatou.

Presente ao evento, o coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi Pereira, afirmou que a organização considera o Observa Sampa um avanço. Segundo ele, "o observatório é um importante instrumento de planejamento, gestão e transparência".

Leia também: Conselho da Cidade aprova carta aberta ao prefeito sobre a crise da água

 

Compartilhe este artigo