Moradores querem garantir a preservação e o desenvolvimento econômico em Parelheiros

Por JELDEAN SILVEIRA, DA REDAÇÃO – Câmara Municipal de São Paulo

A audiência pública realizada na subprefeitura de Parelheiros, extremo sul da cidade de São Paulo, na tarde do último sábado (22/8) para tratar da revisão da Lei de Zoneamento, prevista no Projeto de Lei (PL) 272/2015, registrou a intenção dos moradores de proteger o meio ambiente sem barrar o desenvolvimento econômico na região.

“A região de Parelheiros tem um potencial econômico extraordinário e o grande potencial está justamente na preservação, ou seja, não precisamos de grandes obras para o desenvolvimento econômico”, defendeu o ambientalista e ativista local, Paulo Scarpinatti.

Com mais de 350km² de extensão os distritos de Parelheiros e Marsilac tem a maior reserva de Mata Atlântica na capital paulista, que além de serem classificadas como ZEPAM (Zona de Especial de Proteção Ambiental) e ZEP (Zona Especial de Proteção) – áreas de extrema preservação – também apresentam classificações de ZPDS (Zona de Preservação e Desenvolvimento Sustentável) e ZPDSr (Zona de Preservação e Desenvolvimento Sustentável Rural), que são vistas como um grande potencial econômico.

“Não é qualquer cidade do mundo que tem uma área de produção agrícola, inclusive orgânica, e aldeias indígenas dentro do perímetro urbano. Temos aldeias tradicionais Guarani, temos a Cratera da Colônia, inúmeras cachoeiras e rios limpos e esse potencial turístico extraordinário gera muito mais emprego que qualquer outro empreendimento”, completou o ambientalista.

Para o vereador Alfredinho (PT) o zoneamento também deve garantir o desenvolvimento social da região. “Temos a expectativa com a nova Lei de Zoneamento de trazer mais infraestrutura para as regiões que já estão consolidadas no ponto de vista de construção residencial, hoje classificadas como ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) e criar sistemas que fiscalizem melhor as reservas para que o meio ambiente seja preservado. Esse Polo de Ecoturismo pode gerar renda para essas pessoas, que podem morar e preservar”, afirmou.

“Devemos uma atenção especial a essa região, temos 180 mil moradores com uma dificuldade muito grande de trazer empregos e com uma necessidade muito maior de equipamentos sociais como creches, escola, UBS (Unidade Básica de Saúde), por conta do zoneamento restrito devemos fazer uma separação detalhada com relação à regularização fundiária e garantir esses equipamentos”, destacou o vereador Ricardo Nunes (PMDB).

Áreas Indígenas

Os representantes indígenas das Aldeias Guarani que vivem no distrito de Marsilac cobraram a inclusão da demarcação das reservas indígenas no mapa da Lei de Zoneamento. “A Funai (Fundação Nacional do Índio) já reconhece nossa aldeia como área de preservação Indígena e precisamos garantir que isso esteja no projeto da prefeitura para não continuarmos perdendo nosso espaço”, afirmou o cacique Wera, da aldeia Krukutu.

Sobre a exploração turística da região o cacique também manifestou pedido de respeito à demarcação e a cultura indígena nativa. “Acho importante receber os turistas para mostrar nossa cultura e a nossa produção de artesanato, mas acho que precisa ter um controle sobre isso. Não podemos deixar também que invadam nosso espaço sem autorização para preservar da poluição e desrespeito ao nosso território”, disse.

A audiência pública da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara foi presidida pelo vereador Gilson Barreto (PSDB), registrou a presença de 80 pessoas na audiência, com 22 inscritos para o uso da fala e 33 contribuições protocoladas.

Confira aqui outras informações sobre as audiências públicas sobre a Lei de Zoneamento, incluindo a agenda com os próximos debates regionais e temáticos.

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo