Dia Mundial Sem Carro contribui para sociedade refletir sobre a cultura do automóvel

Comemorada na segunda (22/9), data tem estimulado a priorização do transporte coletivo e de outras alternativas ao automóvel, como as ciclovias, bem como o uso de energias não poluentes.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Nos últimos anos, o Dia Mundial Sem Carro tem desempenhado um papel fundamental para ampliar a consciência de cidadãos e integrantes do poder público sobre a inviabilidade do atual modelo de mobilidade urbana na maioria das grandes cidades brasileiras, que é centrado no uso do automóvel particular.

Embora não consiga ainda fazer com que a maioria dos usuários de automóveis particulares deixe o carro na garagem – até por falta de uma alternativa de transporte público de qualidade –, a data contribui para que a sociedade apoie, cada vez mais, a priorização dos transportes coletivos por parte dos governantes.

Comemorada na segunda-feira (22/9), o Dia Mundial Sem Carro e as diversas iniciativas associadas a ela, como a Semana da Mobilidade, estimulam ainda a instalação e ampliação das ciclovias, bem como o uso de combustíveis e energias menos poluentes.

De acordo com a Pesquisa de Mobilidade Urbana divulgada pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ibope, 90% dos paulistanos apoiam as faixas exclusivas para ônibus e 87% são favoráveis à construção e ampliação de ciclovias.

Os resultados do levantamento, divulgados na última quinta-feira (18/9) como parte das atividades da Semana da Mobilidade em São Paulo, apontam também que 94% dos moradores da capital paulista consideram a poluição do ar um problema “muito grave” ou “grave”.

Data é destaque nas ações da Rede Nossa São Paulo

Desde o surgimento da Rede Nossa São Paulo, em 2007, o Dia Mundial Sem Carro tem ocupado um lugar de destaque nas atividades realizadas pela organização.  O lançamento da Pesquisa de Mobilidade, que está em sua oitava edição, é uma das ações da Rede que visa chamar a atenção dos cidadãos, da mídia e do poder público para o tema.

Todos os anos, o Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo tem participado ativamente do coletivo de organizações que promove debates e eventos relacionados ao Dia Mundial Sem Carro e à Semana da Mobilidade.

A chamada “Vaga Viva” é uma das iniciativas da Semana da Mobilidade que mais despertava a atenção das pessoas. Realizada até o ano passado, a atividade consistia em instalar espaços de convivência em áreas da via pública que normalmente eram utilizadas para estacionamento de carros.

Recentemente, a atual administração municipal regulamentou a instalação de espaços semelhantes ao “Vaga Viva”, os “parklets”. Já existem diversos “parklets” em funcionamento e projetados na cidade.

Confira aqui algumas atividades da Semana da Mobilidade de 2014 em São Paulo.

Sobre o Dia Mundial Sem Carro

No dia 22 de setembro, em diversas cidades do mundo são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro. Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro).

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000.

Compartilhe este artigo