Comissão de Finanças realiza última audiência para debater o Plano Municipal de Educação

DA REDAÇÃO – Portal da Câmara Municipal de São Paulo

Na segunda-feira (25/5), a Câmara Municipal de São Paulo realizou a última audiência pública para debater o Plano Municipal de Educação. Estiveram presentes educadores, especialistas na área e o secretário municipal da Educação, Gabriel Chalita (PMDB).

Para o secretário, o texto do plano está muito bom, mas é necessário algumas adaptações. “Mas isso é o relator quem vê. Por exemplo: quando você fala da diminuição de alunos em sala de aula, não dá. É preciso construir escola para isso. Precisa resolver primeiro o problema das crianças fora da escola para depois diminuir o número de alunos em sala. Você tem a questão de aumentar o percentual do orçamento para a educação. É evidente que eu sou favorável a isso, mas isso é uma discussão da cidade e que envolve vários fatores.”

De acordo com o relator do projeto que discute o Plano Municipal de Educação, o vereador Paulo Fiorilo (PT), o próximo passo é apresentar o relatório à Comissão de Finanças. “Se aprovado, ele vai ao plenário para ser votado. A expectativa é que ele vá ao plenário no meio de junho e que a votação ocorra até o final do primeiro semestre”, disse.

O Plano Municipal de Educação é um instrumento que deve orientar o Executivo para o planejamento do sistema de educação no município nos próximos dez anos. Atualmente o Plano está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo sob a forma do Projeto de Lei nº 415/12, que estabelece vinte e duas metas a serem cumpridas, assim como elenca as estratégias escolhidas para atingir os objetivos propostos. Como ele dura mais de quatro anos, o tempo de uma gestão, deve ser incorporado aos vários planos de governo subsequentes.

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo