Audiência Pública debate o Plano Municipal de Educação

Por Câmara Municipal de São Paulo

Nesta quinta-feira (14/5), a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma audiência pública para debater o Plano Municipal de Educação. O PME é um instrumento que deve orientar o Executivo para o planejamento do sistema de educação no município nos próximos 10 anos.Estiveram presentes educadores e especialistas da área.

Emília Cipriano, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, destacou que para melhorar o Plano é necessário responsabilizar toda a sociedade para que o documento saia do papel e seja um instrumento de garantia dos direitos das crianças, jovens e adultos. “Precisamos de uma educação que transforme, que não reproduza, uma educação mais crítica e que traga um componente de que as pessoas sejam protagonistas e não seres subjulgados a um pensamento dominante.”

A educadora Selma Rocha elencou alguns aspectos que ela acredita que devem fazer parte do Plano Municipal de educação. “É muito importante que esteja escrito no plano que a escola é um lugar de construção de conhecimento e não de reprodução de informações. O plano também tem que fazer referência a discussão sobre os coletivos

educacionais  e a reunião pedagógica que tem papel fundamental para contribuir tanto para investigação, quanto para mediação entre os conhecimentos das crianças e o currículo que se pretende construir. Além disso, aumentar os recursos e um esforço de trazer o governo estadual e federal para o debate da educação municipal.”

De acordo com o relator do projeto que discute o Plano Municipal de Educação, o vereador Paulo Fiorilo (PT), o PL está tramitando na Comissão de Finanças e Orçamento e essa foi a segunda audiência. “Temos mais uma marcada para o dia 24/5 e aí encerramos as audiências públicas. Apresentarei o relatório para a comissão e depois ele será levado para o plenário.”

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo