Sem táxis nos corredores, ônibus ganham velocidade, aponta estudo da Prefeitura de SP

Por Fabiana Maranhão, do UOL São Paulo 
 
Um estudo da Prefeitura de São Paulo mostra que, sem a presença dos táxis nas faixas e corredores exclusivos, os ônibus ganham velocidade. Os taxistas questionam o resultado da pesquisa.
 
O estudo foi feito a pedido do Ministério Público e foi apresentado durante reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, realizada na manhã desta quarta-feira (15) no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, na área central de São Paulo.
 
De acordo com uma simulação feita pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a retirada dos táxis no corredor da avenida Rebouças, entre as avenidas Faria Lima e Doutor Arnaldo, na zona oeste da capital, resultou no aumento de cerca de 25% da velocidade média dos ônibus no horário de pico da manhã.
 
No corredor da avenida 9 de Julho, entre a rua Groelândia e a alameda Itu, o aumento foi de 12% na velocidade média.
 
Outras duas simulações foram feitas, uma pela SPTrans, responsável pelo transporte público por ônibus na capital, e outra por uma empresa particular.
 
Uma das simulações realizadas pela SPTrans mostrou que no corredor da avenida Santo Amaro, na zona sul, a presença dos táxis reduz em 5% a velocidade dos ônibus, resultando na redução de 11% no tempo de viagem.
 
Com base nos resultados das simulações, o estudo recomenda algumas medidas: revogar a liberação da circulação de táxis nos corredores de ônibus; implantação de segregação viária; e intensificação da fiscalização nos corredores.
 
Representantes de cooperativas e empresas de táxis presentes na reunião reagiram com críticas aos resultados do estudo. Eles discordam que a presença dos táxis nos corredores atrapalha a circulação dos ônibus.
 
Participam da reunião o secretário municipal de Transportes e presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Jilmar Tatto; o presidente do SinditaxiSP (Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo), Natalício Bezerra; o promotor de Habitação e Urbanismo, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, e a presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, Carina Vitral.

 

Matéria originalmente publicada em: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/01/15/sem-taxis-nos-corredores-onibus-ganham-velocidade-aponta-estudo-da-prefeitura-de-sp.htm

Compartilhe este artigo