Prefeitura de SP anuncia construção do primeiro túnel apenas para ônibus

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou nesta sexta-feira (17) o primeiro túnel exclusivo para ônibus, que vai ligar a avenida do Estado, na região central, à Radial Leste. A obra faz parte da construção do corredor Radial Leste.

Segundo a prefeitura, o túnel terá 800 metros de extensão, operará nos dois sentidos e custará R$ 150 milhões. A previsão é que as obras comecem na próxima segunda-feira (20) e sejam concluídas em 24 meses.

Umas das entradas da passagem será na altura da estação Dom Pedro 2º do Metrô, após o viaduto Antônio Nakashima. A outra será na avenida Alcântara Machado.

Na estação, um acesso já existente, que foi construído para o metrô e estava sem uso, será usado para ligação de quem vem das plataformas.

"Os ônibus demoram nessa região do centro 30 minutos para chegar ao terminal Parque Dom Pedro 2º. O túnel vai poupar esse tempo", disse o prefeito.

Segundo a SPTrans (empresa responsável pelo transporte público), até o momento não estão previstas interdições do trânsito nem desapropriações para as obras.

O corredor de ônibus Radial Leste terá 12 km, no trecho entre o Terminal Parque Dom Pedro e a estação Vila Matilde do Metrô. Segundo a prefeitura, o corredor deve beneficiar aproximadamente 220 mil pessoas por dia.

Já outro trecho da obra que será ligada à Vila Matilde, chamado de Radial Leste 2, terá 5 km e vai até a estação Artur Alvim. Haverá 21 desapropriações nesse trecho.

Todas as paradas terão integração com as estações da linha 3-vermelha do Metrô que passam na Radial Leste. O valor total da obra é de R$ 455 milhões.

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo

Compartilhe este artigo