Após sofrer pressão, Haddad adia entrega de Plano Diretor em SP

Por Artur Rodrigues, da Folha de S. Paulo

A gestão Fernando Haddad (PT) adiou a apresentação do texto final do Plano Diretor, que seria feita hoje.

O motivo é a resistência de vereadores que querem mais participação no projeto.

A estratégia é levar o plano a votação depois de construir um consenso em torno dos pontos mais polêmicos.

O Plano Diretor é o conjunto de regras urbanísticas que vai orientar o crescimento da cidade, ao menos, pelos próximos dez anos.

É fundamental para a implementação de promessas de campanha de Haddad, como o Arco do Futuro, um pacote de medidas urbanísticas para desenvolver economicamente regiões periféricas e reduzir grandes deslocamentos de trabalhadores.

O adiamento aconteceu no mesmo dia em que o governo sofreu um revés importante.

Com a casa lotada de manifestantes e pressão da oposição, o PT não conseguiu construir quórum para votar o projeto que possibilita o alargamento e alongamento de vias para a construção de corredores de ônibus -o que poderia causar desapropriação de 7.000 imóveis.

A bancada governista também aceitou alterar o projeto que previa corredor de ônibus na Avenida Nossa Senhora do Sabará (zona sul). Moradores e comerciantes alegam que o corredor vai asfixiar economicamente a região.

A principal aposta do Plano Diretor é justamente aumentar o número de pessoas morando perto de corredores e linhas de metrô. Nos miolos dos bairros, os prédios seriam limitados a oito andares, conforme a Folha revelou.

O relator do plano, Nabil Bonduki (PT), afirmou que os parlamentares da Comissão de Política Urbana querem dar sugestões e ler o texto que será apresentado aos demais vereadores semana que vem.

O vereador José Police Neto (PSD) cobrou mais debate. "Fazer plano é bonito. Tem que saber como paga", diz.

Para ele, sem dinheiro para melhorar a infraestrutura de transportes, a prefeitura corre o risco de só beneficiar o mercado imobiliário.

Alguns são contrários à liberação de espigões em determinados eixos de transporte, por considerar que eles estão saturados. "O centro está caótico, a cidade precisa crescer na zona leste, sul", afirma Roberto Tripoli (PV).

Bonduki rebate afirmando que a estratégia de adensar mais esses locais é adotada em grandes cidades do mundo. "Até porque estimula o transporte coletivo."

O presidente da comissão, Andrea Matarazzo (PSDB), sugeriu a criação da Zona Especial de Economia Criativa, a princípio na República, dando incentivos fiscais.

"Abrangeria cultura, gastronomia, entretenimento, arte, produção audiovisual, desenvolvimento de aplicativos de jogos", afirma.

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo.

Compartilhe este artigo