Festival do livro e da literatura de São Miguel convoca a população a exercitar o diálogo e a construir histórias

Este ano a região terá mais de 40 pontos de atividades gratuitas como contações de história, serenatas, saraus, peças de teatro e conversas com autores.

O mapa da 6ª.edição do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de novembro, das 9 h às 21h está em expansão. O evento, organizado pela Fundação Tide Setubal, terá mais de 40 pontos de atividades gratuitas, destinada a todas as idades. Este ano, o tema da festa será Diferentes Vozes para Construir Histórias. “Queremos convocar a todos a exercitar o diálogo, mediado pela capacidade humanizadora da literatura”, explica Inácio Pereira dos Santos Neto, organizador do Festival e coordenador de Cultura da Fundação Tide Setubal.

Durante três dias, professores, alunos, coletivos culturais, instituições locais, moradores, apoiadores, instituições públicas e patrocinadores se reunirão em uma rede de escuta, reflexão e criação para elaborar uma programação em homenagem ao livro, à leitura e a literatura. Dentre as atividades, estão intervenções artísticas, contações de história, serenatas, saraus, peças de teatro, conversas com autores, cortejos literários, oficinas de criação, mediações de leitura, ônibus biblioteca, programas de TVs de rua, venda e troca de livros.

Destaques

Para abrir o Festival, no dia 5 de novembro, as árvores do bairro amanhecerão com livros pendurados como frutos literários, que poderão ser “colhidos” pela própria comunidade. Na ocasião, mais de três mil livros serão distribuídos pelas ruas do bairro.

Dentre os destaques do evento está a programação preparada pelas escolas. “Pretendemos envolver, este ano, mais instituições e escolas locais. Em 2014, entre escolas públicas e instituições educacionais tivemos a participação de 38 organizações, sendo 27 escolas públicas.  Entre as instituições educacionais, tivemos 11 organizações de ensino e orientação educacional para crianças e adolescentes que compuseram a programação como público e com atividades elaboradas exclusivamente para os três dias de festa. Recebemos mais de 1.500 estudantes para conferirem leituras de histórias, exibição de filmes, conversas com autores e feira de troca de livros. Com isso, ocorreu uma troca de experiências entre as escolas. Algumas passaram a desenvolver ações em conjunto”, comenta o coordenador.

Em 2015, a organização do evento, espera que o impacto seja, ainda, maior e reflita positivamente em projetos na área de leitura e letramento. “Até agora temos  28 escolas públicas que confirmaram participação. Desse total, cinco serão escolas-ponto, ou seja, farão parte do Festival do Livro ativamente, complementa Neto.

Outro destaque da programação são as conversas com os autores. Este ano a democracia brasileira completa 30 anos. Pensando nisso, o tema será debatido, em rodas de conversa, com diferentes escritores. A ideia é mostrar ao público de que forma o contexto político-social inspira a criação e como a ficção influencia a realidade sugerindo novas formas de ver, viver e sonhar. Uma das primeiras mesas debaterá o tema Livro, Literatura e Democracia. A conversa será mediada pelo escritor e poeta Hamilton Faria e contará com a participação dos autores Bernardo Carvalho, ganhador do Jabuti em 2014 com o livro Reprodução e Cadão Volpato, autor do livro Pessoas que passam pelo sonho. Leonardo Sakamoto e Luis Ruffato debatem Leitura em rede abordando a literatura e as redes sociais. O objetivo é mostrar que na contramão do jornalismo tradicional, que se coloca como imparcial e objetivo, textos, vídeos, artigos e ideias são apresentadas de forma mais analítica e com posicionamento assumido. Alinhado a isso, o leitor interage.  Posta, comenta, compartilha. Além da exposição, nesse cenário nasce também o discurso extremado, opinativo com pouca abertura para o diálogo e para as novas construções. Já Alessandro Buzo e Ricardo Teperman participarão da mesa Música e Literatura: A batalha do rap pelo espaço democrático. As mesas acontecem, no dia 6 de novembro, no Auditório da Universidade Cruzeiro do Sul.

Para encerrar a festa, o público poderá assistir ao show da banda  Nhocuné Soul com a participação do cantor e compositor  Edvaldo Santana. Mais informações sobre a programação http://fundacaotidesetubal.org.br/festival2015

FESTIVAL DO LIVRO E DA LITERATURA DE SÃO MIGUEL
Quando: 5,6 e 7 de novembro, das 9h às 21h
Locais: mais de 40 pontos de São Miguel Paulista e arredores
Programação completa: http://fundacaotidesetubal.org.br/festival2015
Entrada: gratuita e aberta para todos os públicos
Mais informações: tel.: (11) 3168-3655

Compartilhe este artigo