Audiência debate ampliação de corredores de ônibus

Por portal da Câmara Municipal de São Paulo

Representante do Executivo, vereadores e moradores discutiram nesta quarta-feira, em audiência pública realizada na Câmara, o Projeto de Lei (PL) 17/2014, que prevê a construção de novos terminais de ônibus, como o do Itaim Paulista, na zona leste, e o alargamento de importantes avenidas da cidade, como a Nossa Senhora do Sabará, na zona sul, visando aumentar a velocidade média dos coletivos.

Moradores da zona sul questionaram o alargamento da avenida Nossa Senhora do Sabará, alegando que a obra trará desapropriações e desemprego à região. “Em nenhum momento a gente está se posicionando contra esse corredor – o que queremos é que seja discutido. Defendemos que esse corredor seja feito ao lado da Nossa Senhora do Sabará, na avenida Miguel Yunes”, salientou Luiz Augusto Barbosa, da Associação Comercial de São Paulo – distrital Santo Amaro.

No caso do terminal do Itaim Paulista, o empresário Edson Coqueiro argumentou que o local escolhido vai gerar desapropriações e desemprego na região. “Temos outros locais que poderiam ter sido escolhidos, por exemplo em áreas vazias. O local escolhido foi o Centro Comercial do Itaim Paulista, onde funcionam 300 empresas, que geram mais de 10 mil empregos. E tudo será demolido”, disse.

Presente na audiência, o secretário municipal de Desenvolvimento, Fernando Mello Franco, garantiu que o projeto não prevê desapropriação de moradias ou comércio da região. “O Projeto de Lei não prevê desapropriações. A construção, por exemplo, de alguns corredores e mesmo do monotrilho do Estado – preveem. Mas esse PL não trata dessa questão”, afirmou.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o vereador Goulart (PSD) também se posicionou contra o alargamento da avenida Nossa Senhora do Sabará. “Fiquei contra por que sei que existem alternativas mais inteligentes e baratas”, disse.

O vereador Floriano Pesaro (PSDB) se manifestou favorável à construção dos corredores de ônibus, desde que não causem impacto sobre empregos e moradias. Segundo o parlamentar, "O PSDB é favorável ao transporte coletivo, 100% favorável. O ônibus atrelado ao metrô é a grande solução para a cidade. Temos que trabalhar de forma coordenada. Ampliar corredores onde é possível ampliar, com menor impacto possível”.

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.
 

 

Compartilhe este artigo