Iniciada a última etapa de votação do Prêmio Cidadão Sustentável

Foi iniciada hoje (26) a votação final do Prêmio Cidadão Sustentável, realizado pelo segundo ano pelo Catraca Livre e Rede Nossa São Paulo. Três cidadãos concorrem em cada uma das nove categorias. A votação ficará aberta até 12 de dezembro.
 
Conheça os finalistas:
 
Inclusão Social – 1. Frei Davi: idealizador e coordenador geral do projeto Educafro , cuja missão de promover a inclusão da população nas universidades. 2. Helena Lunardelli: representante do projeto Flor Gentil, cuja ideia é coletar flores em bom estado usadas em festas para serem redistribuídos aos idosos. 3. Rodrigo Mendes: desenvolve projetos para incluir pessoas com mobilidade reduzida.
 
Tecnologia – 1. Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo: criadores da Geekie, plataforma que personaliza o ensino. 2. Guilherme Santa  Rosa: undador da Fábrica de Aplicativos, plataforma para criar e compartilhar aplicativos para celular de forma rápida, fácil e gratuita. 3. Gustavo Maia: sócio-fundador do Colab, rede social para a cidadania que faz a ponte entre o cidadão brasileiro e o poder público.
 
Comunicação – 1. Coletivo Blog Mural: produzido por algumas dezenas de correspondentes comunitários – em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo  interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia de SP. 2. Leão Serva: jornalista, autor do livro “Como Viver em São Paulo sem Carro”. Desenvolve também o projeto “Malditos Fios”, que denuncia os problemas gerados pelos fios aéreos em SP. 3. Leonardo Sakamoto: jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Coordenador da ONG Repórter Brasil. 
 
Meio Ambiente – 1. Alexandre Lafer Frankel: CEO Vitacon, anda de Bike pela cidade e é um defensor da qualidade de vida 2. Lincoln Paiva: sua empresa social (Green Mobility) tem inventado formas do mellhor uso da bicicleta em São Paulo, como a Bicicloteca. 3. Paulo Hilário Nascimento Saldiva: professor de Medicina da USP e pesquisador do Departamento de Saúde Ambiental da Universidade Harvard.
 
Educação – 1. Braz Nogueira: diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos Salles, referência internacional na integração escola-comunidade e no ensino de direitos humanos. 2. Rachel de Oliveira Braun: diretora da Escola da Comunidade, projeto do Colégio Visconde de Porto Seguro que desenvolve atividades educacionais, sociais e culturais voltadas para grupos de baixa renda. 3. Dagmar Garroux "Tia Dag": presidente da Casa do Zezinho, espaço que proporciona oportunidades de desenvolvimento a crianças e jovens em situação vulnerável.
 
Intervenções urbanas – 1. Eduardo Srur: artista visual paulistano conhecido por suas intervenções urbanas que aproximam a arte contemporânea do cotidiano das pessoas. 2. Gustavo Muniz do Carmo: criador do Post Fumaça Preta, aplicativo desenvolvido para identificar veículos a diesel que soltam fumaça preta. 3. Thiago Mundano: Grafiteiro, ativista e idealizador do Pimp my Carroça – movimento que busca tirar os catadores da invisibilidade.
 
Saúde, Bem-Estar e Esporte – 1. Drauzio Varella: é um médico formado pela Universidade de São Paulo,  é conhecido por popularizar a medicina em seu país, através de programas de rádio e TV. 2. João Paulo Nogueira Ribeiro: Idealizador e Fundador do Programa Horas da vida, que atende gratuitamente pessoas carentes de Instituições Sociais através de horas e exames doados por médicos e profissionais da Saúde. 3. Wellington Nogueira:  introduziu no Brasil a iniciativa de palhaços a serviço da saúde nos hospitais.
 
Cultura – 1. Maestro João Carlos Martins: um dos maestros mais conceituados do Brasil, tem um projeto social (Bachianas), cuja ideia é formar orquestras com jovens de baixa renda. 2. Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi: criadores do projeto Cine Tela Brasil – programa de divulga o cinema de maneira itinerante. 3. Coletivo Samba da Vela: artistas que estimulam o resgate do samba em São Paulo.
 
Democracia Participativa – 1. Luciana Guimarães: integrante do Sou da Paz, cujo trabalho é voltado para influenciar a atuação do poder público e de toda a sociedade frente à violência. 2. Coletivo Movimento Passe Livre: grupo de pessoas comuns que se juntam para discutir e lutar por outro projeto de transporte para a cidade. 3. Coletivo Transparência Brasil: organização autônoma e independente dedicada a combater a corrupção.
 
A votação é feita pelo site do Catraca Livre.
 
Os vencedores do Prêmio serão conhecidos em 25 de janeiro, com cerimônia na Sala São Paulo. 
Compartilhe este artigo