Rede Social lança nova Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis em São Luís

São Luís do Maranhão será a primeira cidade brasileira a receber a apresentação do novo formato do Programa Cidades Sustentáveis, adaptado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O lançamento acontece na próxima quinta-feira, 29, durante a abertura do 8ª Encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Social de Cidades, da Rede Nossa São Paul e Instituto Ethos, com apoio da Fundação Avina e do Instituto Arapyaú, para o aperfeiçoamento da gestão pública, da transparência e do controle social. Este ano, as metas do Programa foram readequadas aos ODS, metas internacionais para a sustentabilidade aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro passado.

Para o coordenador do Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi, o evento de lançamento é uma das formas de mobilizar as cidades que são signatárias do PCS, comprometendo candidatos e partidos políticos a assumir as metas dos ODS. “O desafio da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis é o de buscar sensibilizar e mobilizar os diversos setores de seus municípios para avançar com os ODS no debate programático local, articulando-os com as prioridades de cada município”, explica Broinizi. O lançamento do PCS contará com a presença da oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ieva Lazareviciute.

Após o evento de lançamento do Programa, 20 movimentos e organizações sociais de todo o país irão se reunir, nos dias 30 e 31 de outubro, para planejar as ações da Rede Social de Cidades para 2016. O 8º Encontro da Rede terá um formato menor, mas foi pensado para ser acolhedor e atingir os objetivos de construir um planejamento comum. “Vamos ter uma moderação no processo de planejamento – algo novo nos Encontros da Rede. Esperamos aperfeiçoar os processos da Rede por meio deste planejamento, ainda mais devido ao fato de 2016 ser ano de eleições. É importante refletir sobre todo o contexto dos últimos anos e como atuar de forma conjunta”, analisa Socorro Costa, articuladora do Movimento Nossa São Luís.

O 8º Encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis é realizado pela Rede Social de Cidades e co-realizado pelo Nossa São Luís e pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA). Conta ainda com o apoio da Fundação Avina e diversas parcerias locais.

Rede de Cidades

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis foi lançada em 08 de julho de 2008 por um conjunto de organizações e movimentos da sociedade civil brasileira. Sua missão é comprometer a sociedade e os governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento urbano justo e sustentável. Seu principal valor é a democracia participativa.

A Rede é composta hoje por movimentos e organizações de 36 cidades de todo o Brasil. Suas ações são norteadas para o controle social e transparência da gestão pública na qual se insere o Programa Cidades Sustentáveis.

SERVIÇO
Quando: 29 de outubro de 2015
Onde: Auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM)
Endereço: Praça Benedito Leite S/N, Centro, São Luís, MA
Entrada: franca
Realizadores do evento: Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e Movimento Nossa São Luís.

Compartilhe este artigo