Ministério Público lança guias de informações sobre serviços públicos de saúde para idosos

Publicações visam fortalecer a cidadania e facilitar o acesso dos idosos à rede pública de saúde

O Ministério Público do Estado de São Paulo lança, na sexta-feira (22), o Guia de Informações sobre serviços públicos para a pessoa idosa e o Guia de Informações sobre medicamentos para a pessoa idosa. As duas publicações, elaboradas com a colaboração da Secretaria Municipal da Saúde, fazem parte do Projeto Saúde Cidadão, cujo objetivo é fortalecer a cidadania e o exercício do direito à saúde, facilitando o acesso dos idosos aos equipamentos da rede pública de saúde.

O Guia de Informações sobre serviços públicos para a pessoa idosa aborda questões como o direito à saúde e o Estatuto do Idoso, e traz informações detalhadas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e como obter o cartão SUS. Também informa sobre os serviços de saúde existentes, seu funcionamento e como fazer para ser atendido no SUS. Além disso, explica sobre os serviços de transporte e orientar o cidadão sobre como e a quem reclamar em caso de não conseguir acesso aos serviços de saúde ou em caso de violência ou maus-tratos. O guia traz ainda, em anexo, os endereços dos serviços existentes da cidade de São Paulo, divididos por região e subprefeitura, a fim de facilitar a localização, pelo usuário, do serviço de saúde mais próximo da residência.

Já o Guia de Informações sobre Medicamentos para Pessoa Idosa traz orientações variadas sobre o fornecimento gratuito de remédios pelas redes municipal e estadual de saúde, e sobre o que é necessário e como fazer para obtê-los. Também explica sobre alguns programas existentes na da rede pública como o Programa de Automonitoramento Glicêmico, o Programa de Dispensação de Fraldas para Incontinência e o Programa Pulmão Paulistano (para a obtenção de oxigênio), e ensina como solicitar medicamento ou nutrição enteral. Com dicas de cuidados preventivos da saúde, esse guia também traz informações sobre como evitar intoxicação medicamentosa, o que fazer para diminuir o risco de quedas e a importância da vacinação. Esse guia também traz, em anexo, informações sobre os endereços da cidade de São Paulo, divididos por regiões.

“O objetivo do Ministério Público do Estado de São Paulo, com a elaboração desses guias, é socializar informações que fortalecem a cidadania.”, explica Anna Trotta Yaryd, Promotora de Justiça, idealizadora e coordenadora do projeto. “Porque acreditamos que o efetivo exercício de direitos é um importante caminho a ser trilhado para o fortalecimento das políticas e programas de promoção de uma sociedade inclusiva e coesa para todas as faixas etárias, e para a garantia de condições que coloquem em ato o direito à vida, à saúde, à longevidade e à dignidade.”, acrescenta.

Os dois guias integram a campanha, “Eu sou cidadão paulistano”, lançada pela Rede Nossa São Paulo, em 2012, com o slogan desenvolvido pelo Ministério Público “Eu exerço meus direitos. Eu sou cidadão paulistano” e serão distribuídos gratuitamente e disponibilizados em diversos sites na internet.

O lançamento dos guias tem o apoio da Rede Nossa São Paulo.

Serviço:
Lançamento do Guia de Informações sobre serviços públicos para a pessoa idosa e do Guia de Informações sobre medicamentos para a pessoa idosa
Data:nesta sexta-feira, dia 22 de novembro
Horário: das 9h30 às 12h00
Local: Biblioteca de São Paulo
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 263 – Santana (próximo à Estação Carandiru do Metrô).

Compartilhe este artigo