Sampa CriAtiva já recebeu e publicou 210 propostas para a cidade

Lançada há um mês, plataforma virtual colaborativa busca dar visibilidade e estimular projetos, ideias e iniciativas da população para uma São Paulo criativa, amigável e com mais qualidade de vida.

Airton Goes airton@isps.org.br

Desde o seu lançamento, ocorrido no dia 17 de setembro, a plataforma Sampa CriAtiva já recebeu e divulgou 210 propostas destinadas a contribuir para que São Paulo seja uma cidade criativa, amigável e com mais qualidade de vida. As sugestões e ideias foram encaminhadas por cidadãos que acessaram o projeto na internet – a página contabiliza 15 mil acessos de internautas diferentes.

Quem entra na plataforma virtual colaborativa pode visualizar as 210 propostas em um espaço único ou distribuídas pelos cinco eixos do projeto: governar junto, negócio, inovações sociais, nas ruas e diálogos.

O internauta poderá também incluir novas sugestões e ideias para melhorar a cidade.

No espaço, há ainda vídeos em que alguns autores explicam as propostas apresentadas.

Além de publicadas, as propostas são encaminhadas semanalmente para a Câmara Municipal e a Prefeitura de São Paulo.

Os dados e informações foram divulgados durante evento realizado nesta terça-feira (15/10), na sede do Sesc em São Paulo.

Com a participação dos promotores da iniciativa – Sesc, Senac e FecomercioSP – e de diversas organizações parceiras do projeto – entre as quais a Rede Nossa São Paulo –, o encontro começou com o breve balanço do primeiro mês de existência da plataforma.

Em seguida, os participantes puderam apresentar sugestões para divulgar e fortalecer a iniciativa. “A ideia é criar pontos de sinergia entre as atuações das organizações parceiras”, explicou Ana Carla Fonseca Reis, curadora do projeto.

Próximos passos

Para ampliar a divulgação da plataforma, as edições de novembro e dezembro da “revista e” do Sesc deverão trazer reportagens sobre o tema. “A ideia é que as informações sobre o projeto chegue a mais pessoas”, explicou Sérgio Francisco Seabra Moreira, integrante da Gerência de Relações com o Público da instituição.

Os promotores da iniciativa também anteciparam que nos dias 2 e 3 de dezembro será realizado um seminário sobre o Cidade CriAtiva. O início da divulgação, com a programação do evento, deverá ocorrer nos próximos dias. 

Saiba mais sobre a plataforma
 
O Sampa CriAtiva é um canal colaborativo de expressão e articulação, que propõe um espaço ao cidadão paulistano para pensar sobre a cidade e refletir sobre como melhorá-la.
 
Neste espaço também são apresentadas inovações dos mais diversos cantos do mundo, que contribuíram para a vida de cidades, seus moradores e visitantes. São exemplos bem-sucedidos que estimulam e inspiram as mudanças que queremos, com um olhar organizado em cinco eixos: governar juntos, negócios, inovações sociais, nas ruas e diálogos.

Compartilhe este artigo