“Santa Cecília, Vila Mariana e Brás devem ter maior aumento de IPTU” – Folha de S.Paulo

O prefeito Fernando Haddad (PT) propôs uma mudança no IPTU em São Paulo que, se aprovada pela Câmara, vai onerar mais quem mora no centro expandido e atenuar a cobrança na periferia.
 
As regiões de Santa Cecília, Brás e Sé (no centro) e Vila Mariana (zona sul) vão liderar o aumento do imposto em 2014, com reajuste médio de 30% para os imóveis residenciais –ante inflação prevista de 5,8% em 2013.
 
Haddad afirma que a nova fórmula de cobrança é baseada no princípio da "justiça fiscal" –quem mora em áreas mais ricas e com mais infraestrutura deve pagar mais.
 
Segundo especialistas do mercado, Santa Cecília teve grande aumento na procura devido aos altos preços do vizinho Higienópolis. Vila Mariana e Brás vivem um boom de lançamentos. Os três bairros se beneficiam de estarem conectados à rede de metrô.
 
Mas, para alguns analistas, esse não é um fenômeno restrito a essas regiões.
 
"Provavelmente o metro quadrado desses distritos estivesse mais defasado", diz Flávio Prando, um dos vice-presidentes do Secovi (sindicato do mercado imobiliário).
 
Pela proposta, a maior redução do IPTU se dará no Parque do Carmo ( zona leste), em que pode haver redução de 10%, em média.
 
Prando afirma que a região não perdeu valor –ele acredita que a queda se deva a "critérios sociais".
 
A prefeitura não comentou caso a caso. Explicou que os reajustes são maiores no centro graças a uma mudança na fórmula do IPTU. A alteração afeta principalmente o valor do metro quadrado da construção, item que compõe o cálculo do imposto.
 
A proposta é que a construção de uma casa de alto padrão no Alto de Pinheiros tenha um preço maior do que uma casa nos mesmos moldes no Tremembé.
 
O resultado é que, enquanto na chamada zona 1 (a mais central) o metro quadrado vai subir entre 70% e 90%, na zona três (a mais periférica), haverá redução entre 2 e 5%.
Compartilhe este artigo