Observatório de Indicadores é escolhido para receber fundo de investimento em tecnologia

A plataforma de monitoramento de indicadores utilizada atualmente pelas cidades signatárias do Programa Cidades Sustentáveis e pelos movimentos da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis está entre os projetos escolhidos pelo Fundo Acelerador de Inovações Civicas, que é uma iniciativa da Avina Américas, Fundação Avina e Omidyar Network e deverá atender de 10 a 12 projetos, distribuindo um total de US$ 1,6 milhão.
 
Nesta primeira seleção, além da plataforma de monitoramento de indicadores, outros três projetos foram selecionados, aos quais serão destinados quase US$ 600 mil. Mais 1 ou 2 projetos deverão ser selecionados ainda neste ano, com outros editais sendo publicados em 2014 e 2015.
 
O recurso será utilizado no aprimoramento do código da plataforma de indicadores, com a inclusão do georreferenciamento de dados, possibilitando a divisão dos indicadores sociais por regiões das cidades signatárias do PCS, como, no caso de São Paulo, por subprefeituras e distritos – até agora, só era possível conhecer os dados totais de um município, sem subdivisões. Também poderão ser visualizadas as diferenças nos indicadores entre as regiões de uma mesma cidade.
 
O fundo também será aplicado na tradução de todo o conteúdo da plataforma para o espanhol, já que, em breve, ela poderá ser utilizada pelas iniciativas membros da Rede Latino-americana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis.
 
O plataforma de acompanhamento de indicadores concorreu com outras 139 propostas de diferentes organizações de 14 países da região, incluindo Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Costa Rica, Peru, Paraguai, Venezuela, Guatemala, Nicarágua e México.
 
Acompanhe mais informações sobre o fundo: http://appcivico.net. No Twitter: @appcivico.
Compartilhe este artigo