2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente reúne 25 capitais em Porto Alegre

Da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Alegre
Os trabalhos do 2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras estenderam-se por todo a segunda-feira, 22. Representantes das secretarias de Meio Ambiente de 25 capitais brasileiras participaram do evento, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e pelo Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Ilades).
 
O evento ocorreu no Sheraton Hotel e foi encerrado com a elaboração da Carta de Porto Alegre, um documento com as propostas dos municípios para garantir a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a redução das emissões de gases de efeito estufa.
 
Após a abertura feita pelo prefeito José Fortunati, o gerente de Mudanças Climáticas da Cidade do Rio de Janeiro, Nelson Moreira Franco, destacou a importância do encontro, expondo as conquistas da primeira edição, ocorrida naquela cidade. “O primeiro encontro resultou na criação da CB 27 (27 capitais brasileiras). Agora, estamos numa fase extremamente favorável, pois o Governo Federal está atualizando o Plano de Mudanças Climáticas. É o momento de sensibilizar para o que os municípios estão fazendo. Hoje, somente Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte têm inventário de emissão de gases de feito estufa. Agora, Porto Alegre caminha nesta direção. É preciso integração", disse.
 
Durante a manhã, aconteceram exposições do coordenador do Programa Cidades Sustentáveis e da Secretaria Executiva da Rede Social por Cidades Justas e Sustentáveis, Mauricio Broinizi, e da presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Marina Grossi.
 
O diretor do Centro Clima, da Universidade do Rio de Janeiro, Emílio Lebre La Rovere, falou da importância da elaboração dos inventários de emissões de gases de efeito estufa. “Uma das principais ameaças ao ambiente global é a mudança do clima, devido a ação humana. Os inventários podem revelar o estado atual dos níveis de emissão e as respectivas fontes, o que possibilita elaborar estratégias de mitigação focadas, como reflorestamento, uso de energia sustentável, aperfeiçoamento do sistema viário, construção de Estações de Tratamento de Esgotos, incentivo à construção civil suistentável, dentre outras”.
 
Também participaram da mesa o presidente do Ilades, Marcino Rodrigues a coordenadora de projetos Fundação Konrad Adenauer, Kathrin Zeller, o diretor da Fundação, Feliz Dane, e o secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Muniz.
 
Na hora do almoço, os secretários puderam conhecer o projeto da prefeitura para revitalização da orla do Guaíba em um passeio no Catamarã, enquanto o secretário da Smam, Luiz Fernando Záchia apresentava o Projeto do Parque Urbano para extensão da orla, de autoria do arquiteto Jaime Lerner.
 
Hoje, os secretários participam do  2º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas das Cidades de Baixo Carobono. O evento é aberto ao público. As inscrições gratuitas e limitadas ainda podem ser feitas pelo e-mail secretaria@ilades.org.br, enviando nome completo e instituição a qual pertence.
Compartilhe este artigo