Movimento Nossa São Luís atualiza dados de qualidade de vida da cidade

 

Fonte: Jully Camilo, Jornal Pequeno Online

O Movimento Nossa São Luís, por meio de seu Observatório Social, lançou, na manhã de quinta-feira (9/8), a terceira atualização dos “Indicadores Sociais de Qualidade de Vida” da capital maranhense, no auditório do Sebrae, no bairro do Jaracati. O relatório apresentado teve como objetivo evidenciar por meio de informações qualificadas, a situação social da cidade, além de orientar as autoridades públicas para decisões sobre mudanças que possam garantir direitos e melhoria da qualidade de vida para a população local. Os dados coletados apontaram São Luís abaixo da média na maior parte das áreas verificadas, especialmente na área da saúde.

De acordo com o coordenador do Movimento Nossa São Luís, Daniel Madorra, foi formado um mapa socioeconômico composto por 75 indicadores divididos em várias área como saúde, educação, violência, juventude, moradia, pessoas com deficiência, entre outros. Ele explicou que no quadro comparativo entre as capitais, São Luís apareceu com 52 indicadores abaixo da média em 32 deles.

“Apenas em 12 indicadores a capital maranhense se mostrou acima da média. Na realidade, não houve melhoria, mas estabilidade. Por exemplo, na pré-escola, São Luís ocupa o segundo lugar, e no ensino fundamental aparece em sétimo. Porém, 36 mil pessoas ainda são analfabetas na capital”, afirmou Madorra.

Elvis Bonassa, diretor da Kairós Desenvolvimento Nacional, responsável pela metodologia, cálculo e consolidação dos indicadores, disse que os dados atualizados foram colhidos de diferentes fontes de informação primária, como instituições e órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Ele contou que o sistema de indicadores é um chamado para que o governo e a sociedade construam de maneira democrática e participativa, estratégia para superar os desafios apresentados pelos problemas sociais que São Luís exibe.

“A partir dos dados incluídos no Observatório, é possível identificar grandes desafios para São Luís, que se coloca abaixo da média na maior parte dos indicadores utilizados. Ao mesmo tempo, os indicadores aqui propostos servirão para monitorar e avaliar os resultados alcançados. Este sistema de informações, já bastante completo e poderá receber ainda novos dados e atualizações, com base nas colaborações e sugestões que surgirem a partir de seu lançamento”, declarou Bonassa.

Segundo Daniel Madorra, pela primeira vez, foram trazidos indicadores de ocorrências policiais, obtidos junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça, por meio da Lei de Acesso à Informação.

Madorra explicou que embora apresentando algumas inconsistências, motivadas por revisões que estão sendo feitas nos números pela Polícia Civil, os dados representam um importante avanço no controle social realizado pelo Movimento Nossa São Luís.

“Outro grande problema são as mortes maternas, seguidas pela mortalidade neonatal precoce, óbito fetal, pré-natal, insuficiente, mortalidade infantil entre outros. No caso da saúde da mulher, a capital maranhense é a segunda em mortalidade por câncer de colo de útero. Por isso, precisamos urgentemente de boas políticas de prevenção, que garantam assistência ginecológica a todas as mulheres”, afirmou Daniel Madorra.

O coordenador do Movimento Nossa São Luís relatou também que pouco se fez em relação às políticas de acessibilidade que contemplem os 6% da população de São Luís que são portadores de algum tipo de deficiência.

“Temos mais de 60 mil pessoas na capital com deficiência. Desse total, mais de 5 mil possuem baixa renda e não têm acesso ao benefício assistencial. Porém, o mais impressionante é que entre as capitais, São Luís ocupa um curioso 6º lugar, mesmo com 47,01% das escolas não adaptadas aos padrões de acessibilidade física.”

Para Modorra, “é preciso um olhar mais carinhoso e atencioso dos gestores públicos para esta área”.

A solenidade foi aberta com a apresentação do coral Canto Curumim, formado por 50 crianças e adolescentes, moradores do Coroadinho, que interpretaram as canções “Ilha Magnética”, “Ilha Encantada” e “Louvação a São Luís”. Empresários e políticos – entre estes, os candidatos à prefeitura de São Luís Eliziane Gama (PPS) e Washington Luiz (PT) – e o presidente da Embratur, Flávio Dino, também participaram do evento.

Compartilhe este artigo