Programa Cidades Sustentáveis é debatido em evento no Rio de Janeiro

 

Durante o encontro, realizado nesta quinta (1), pré-candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro assinaram a carta compromisso do programa, que contém ferramentas para o sustentável dos municípios brasileiros

Airton Goes airton@isps.org.br

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) foi apresentado nesta quinta-feira (1) na cidade do Rio de Janeiro. A explicação sobre o conjunto de ferramentas contido no programa, para que os municípios possam se desenvolver de forma sustentável, ocorreu durante o encontro "Sustentabilidade Urbana: Desafio do Século XXI". 

No evento, que reuniu uma platéria lotada por mais de 200 pessoas, os pré-candidatos às eleições municipais deste ano foram convidados a assinar a carta da plataforma, se comprometendo a colocar em prática as propostas caso sejam eleitos.

Entre os que já registraram oficialmente sua adesão ao PCS estão: Aspásia Camargo (PV) e Otávio Leite (PSDB), ambos pré-candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro; Angelica Barcelos (PSL), pré-candidata à Prefeitura de Maricá (RJ); Marconi Moura de Lima (PDT), pré-candidato à Prefeitura de Cidade Ocidental (GO); e diretório municipal de Maricá (RJ) do Partido Verde (PV).

Além da adesão dos pré-candidatos, o encontro resultou na oficialização do Protocolo de Intenções da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, assinado pela secretária Jussara Cony, e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, assinado pelo deputado Jurandir Maciel (PTB).

O debate, que integrou o Colóquio Brasileiro das Cidades Sustentáveis, foi realizado na sede da Academia Brasileira de Filosofia e teve a participação de Oded Grajew e Mauricio Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, e do jornalista e ativista ambiental André Trigueiro, entre outros debatedores convidados.

Prestigiaram também o evento o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro em exercício, Secretário de Meio Ambiente e coordenador da Rio + 20, Carlos Alberto Muniz, entre outras autoridades.

Uma das palestras mais aclamadas foi a do homenageado André Trigueiro que, entre os vários pontos abordados, destacou a necessidade de um consumo consciente e o importante papel da escola. “ Cada um de nós em seu microcosmos tem como mudar. O consumista é falido”.

Em uma das palestras, a secretária de Meio Ambiente de Mesquita (RJ), Kátia Perobelli, apresentou os dados de seu município e exaltou a necessidade da ação local. "O cidadão não mora no governo, não mora no estado, ele mora na cidade", exemplificou. 

O vídeo do Programa Cidades Sustentáveis foi apresentado mostrando exemplos de ações sustentáveis em diversas cidades do mundo como em Copenhagen, na Dinamarca, que estimula o uso da bicleta por parte dos habitantes, de cidades chinesas que instalam aquecedores solares nos prédios e da reciclagem de resíduos sólidos em Los Angeles.  

“Estamos diante da oportunidade oferecida pelas eleições municipais de 2012, de criar um novo padrão de relação dos cidadãos com a política. Os candidatos e os gestores públicos municipais assumindo compromissos concretos e os cidadãos acompanhando os resultados desses compromissos”, afirma Oded Grajew em mensagem destinada a convidar a sociedade civil a participar do evento.

O programa oferece uma plataforma que funciona como uma agenda para a sustentabilidade, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural. As diferentes áreas da gestão pública são distribuídas em 12 eixos temáticos, cada um deles relacionados a indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência.

Além da Academia Brasileira de Filosofia, fizeram parte da articulação promotora da iniciativa a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, a ABEMA (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente), a ANAMMA (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), a Secretaria de Assuntos Estratégicos e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Próximas atividades

No dia 14, o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, participa do Seminário “Modo Petista de Governar”, que está sendo organizado pela liderança da bancada estadual, Coordenação dos Prefeitos Petistas de São Paulo e pelo Diretório Estadual, com o apoio do Diretório Nacional do PT e Fundação Perseu Abramo.

Vinhedo e cidades do entorno, que ficam próximas à capital paulista, realizam uma atividade de lançamento do programa no dia 16.

O Movimento Nossa São Caetano, com o apoio da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, lança o programa na cidade do ABC paulista no dia 19. O encontro será na área de Convivência do SESC São Caetano.

Várias capitais e cidades brasileiras – entre as quais Porto Alegre e Campo Grande – já realizaram atividades para conhecer o programa e mais de 150 pré-candidatos assinaram a carta compromisso.  

 

Compartilhe este artigo