Rede Nossa Belém será lançada pela sociedade civil do Pará nesta quarta-feira

 

Nova organização, que visa contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da capital paraense, já nasce integrada à Rede por Cidades Justas e Sustentáveis

Airton Goesairton@isps.org.br

Nesta quarta-feira (12/1), durante as comemorações de seu 395º aniversário, a cidade de Belém – capital do Pará – ganhará mais uma iniciativa da sociedade civil em prol do seu desenvolvimento econômico, social e ambiental. Trata-se da Rede Nossa Belém (RNB), que será lançada às 19h, no Fórum Landi – Bairro da Cidade Velha.

Formada por organizações e voluntários, a RNB já nasce integrada à Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e com a mesma missão dos movimentos existentes em outras metrópoles: “comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável de suas cidades, tendo como valor essencial a democracia participativa”.

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis é formada por organizações de dezenas de municípios, entre os quais Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande, Ilha Bela, Niterói, Petrópolis, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 
  
De acordo com os articuladores da Nossa Belém, a nova rede também pretende fazer o acompanhamento das políticas públicas e do orçamento da cidade, bem como estimular a participação dos cidadãos.
 
Eles destacam que RNB não irá concorrer com as entidades e movimentos já existentes, “mas sim, fortalecê-los, apoiando e integrando ações e induzindo o surgimento de outras”.
  
No desenvolvimento de seus trabalhos, a Rede contará com um Colegiado de Apoio, inicialmente secretariado pelo Observatório Social de Belém. A ideia é que as ações da RNB sejam propostas e debatidas no âmbito de seus Grupos de Trabalhos (GTs), que atuarão em diversos temas de interesse da cidade, tais como: Gestão Pública, Segurança, Meio Ambiente, etc.
  

Compartilhe este artigo