Itinerância da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece em setembro em várias cidades do estado de São Paulo

De 8 de setembro a 10 de outubro, filmes da Mostra serão exibidos em 12 cidades do Estado, em unidades do Sesc e outros espaços

Em setembro, filmes da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental serão exibidos em unidades do Sesc e outros espaços, como universidades e escolas, em 12 cidades do Estado de São Paulo. Ao todo, 15 filmes participam da Itinerância 2015 da Mostra, numa correalização com o Sesc São Paulo. Toda a programação é gratuita.

Além dos filmes, a Itinerância inclui debates, palestras, oficinas, visitas e outras atividades correlatas, ampliando ainda mais a experiência do público com os temas abordados: biodiversidade, cidades, consumo, energia, povos & lugares e recursos naturais.

Serão realizadas sessões nas cidades de São Paulo, Santo André, São Caetano, Bauru, Catanduva, Presidente Prudente, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Santos, em dias e horários variados ao longo do mês.

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental traz para o Brasil o que de mais novo e de mais qualidade é produzido em diversos países do mundo sobre temas socioambientais em audiovisual. São filmes exibidos em grandes festivais de cinema, que raramente chegam às salas de cinema no país. A Mostra estimula a reflexão e o debate sobre temas cotidianos, possibilitando acesso a informações de uma forma única e lúdica.

"Temos visto uma grande carência de informação que subsidie a educação socioambiental, principalmente no interior do estado, onde os espaços de cultura e reflexão são poucos. A Itinerância da Mostra em parceria com o Sesc SP leva essa oportunidade de reunião e debate – fundamental para que as pessoas tenham mais condições de exercer sua cidadania – para uma rede ampla de cidades, cumprindo sua missão de democratização do conhecimento", define o Diretor da Mostra, Chico Guariba.

Dentre os filmes exibidos está A Tragédia do Lixo Eletrônico, no qual a diretora, Cosima Dannoritzer, viaja pela Europa, China, África e EUA acompanhando o trajeto de aparelhos eletrônicos descartados, encontrando um comércio ilegal que movimenta 65% das mais de 50 toneladas de lixo eletrônico produzidas anualmente. Trashed: Para onde vai o nosso lixo? promove uma conversa global de investigação dos danos causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos, conduzida pelo ator Jeremy Irons. A preocupação com o que ingerimos e os efeitos da indústria química em nossos corpos é tema dos filmes O Veneno Está na Mesa II e O Experimento Humano. 

Conhecer as questões socioambientais que afligem diferentes partes do planeta pode contribuir para ampliar a reflexão e para o desenvolvimento do senso crítico. Mais do que isso, nos conforta saber que não estamos sós em meio a esta crise planetária, e que existem sim caminhos possíveis.

A Itinerância 2015 da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da Ecofalante e do Sesc São Paulo, com apoio da White Martins e do Reciclo Pepsico e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Catraca Livre, Rádio Eldorado, Rádio Estadão, Revista Piauí, Procam/USP, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo, Instituto Polis, ProAC e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. 

Mais informações serão disponibilizadas em breve nos sites da Mostra (ecofalante.org.br/mostra) e do Sesc (sescsp.org.br)

Compartilhe este artigo